Professores 4.0 – Integração da Inteligência Artificial na Prática Pedagógica turma A2

Apresentação

A capacitação de professores para compreender a Inteligência Artificial (IA) e seu potencial no contexto educacional é um passo fundamental para a modernização do ensino. A IA pode transformar a experiência de aprendizagem, oferecendo personalização e adaptabilidade às necessidades individuais dos alunos. No entanto, a implementação da IA na educação traz consigo desafios éticos, sociais e técnicos significativos. Questões como privacidade de dados, viés algorítmico e a necessidade de equilíbrio entre tecnologia e interação humana são críticas. É essencial que os professores estejam equipados para abordar essas questões, promovendo um ambiente de aprendizagem que respeite os direitos e a dignidade dos alunos. Além disso, a familiarização com as ferramentas de IA disponíveis e a compreensão de como integrá-las eficazmente nas práticas pedagógicas são vitais para aproveitar ao máximo os benefícios que a tecnologia pode oferecer. Para alcançar uma integração efetiva da IA no currículo e na sala de aula, é necessário desenvolver estratégias que vão além da simples adoção de novas tecnologias. Os professores devem estar preparados para repensar métodos de ensino e avaliação, adaptando-os às possibilidades abertas pela IA. Isso inclui a identificação de aplicações práticas da IA que possam enriquecer o processo educativo, como sistemas de tutoria inteligente, análise preditiva para prevenir o abandono escolar e ferramentas de avaliação automática. Ao capacitarem-se sobre os fundamentos e potenciais da IA, os educadores estarão aptos a liderar uma transformação educacional que prepara os alunos para os desafios e oportunidades do futuro.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

No final da ação, os formandos devem ser capazes de: Explorar os benefícios da integração da IA no ensino para aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos; Abordar os desafios éticos, sociais e técnicos associados à implementação da IA na educação; Familiarizar os professores com as ferramentas e recursos disponíveis para aplicar a IA de forma eficaz em suas práticas pedagógicas; Compreender os conceitos básicos e a importância da Inteligência Artificial no ensino; Identificar possíveis aplicações da IA na melhoria de práticas pedagógicas; Identificar os desafios e questões éticas relacionadas à utilização da IA no contexto educacional; Desenvolver estratégias para a integração efetiva da IA no currículo e na sala de aula

Conteúdos

Módulo 0: Apresentação da estrutura do Curso e critérios de avaliação (1 hora) | Síncrona Módulo 1: Fundamentos da IA (2 horas) Compreender os conceitos basilares da IA e suas aplicações no contexto educacional. Identificar as diferentes tipologias de IA e suas potencialidades para o ensino. (1 hora | Síncrona) Atividade prática: Analisar o impacto da IA na educação e seu potencial transformador da aprendizagem (1 hora | Assíncrona) Módulo 2: Benefícios e Desafios da IA na Educação (3 horas) Explorar os benefícios da IA para a personalização da aprendizagem, avaliação formativa, gestão da sala de aula e automatização de tarefas. Desenvolver estratégias para superar os desafios da IA na educação. (2 horas | Síncrona) Discutir os desafios éticos, sociais e técnicos da implementação da IA na educação. (1 hora | Assíncrona) Módulo 3: Tecnologias IA para o Ensino (6 horas) Experimentar e avaliar diferentes ferramentas de IA para a criação de conteúdos educativos, avaliação da aprendizagem, gestão da sala de aula e comunicação com os alunos. Selecionar as ferramentas de IA mais adequadas aos seus objetivos pedagógicos. (2 horas | Síncrona) Criar atividades e recursos educativos com base em ferramentas de IA. (4 horas | Assíncrona) Módulo 4: Integração da Inteligência Artificial em situações de aprendizagem (3 horas) Compreensão dos princípios básicos da inteligência artificial e suas aplicações na educação. (1 hora | Síncrona) Discussão e prática sobre como incorporar a inteligência artificial de maneira ética e eficaz na sala de aula. (2 horas | Assíncrona) Módulo 5: Aplicação da IA no Ensino (6 horas) Refletir sobre as práticas pedagógicas e adaptá-las à era da IA. (2 horas | Síncrona) Desenvolver planos de aula que integrem ferramentas de IA de forma criativa e inovadora. Implementar a IA em suas aulas e avaliar seu impacto na aprendizagem dos alunos. (4 horas | Assíncrona) Módulo 6: Partilha de Planos de Aula e Avaliação do curso (4 horas) Partilha de Planos de Aula (3 horas | Síncrona) Avaliação do curso (1 hora | assíncrona)

Metodologias

As sessões serão Teórico/Práticas e serão divididas em segmentos com as seguintes metodologias: 1. Método Expositivo; 2. Instrução direta; 4. Aprendizagem colaborativa; 5. Avaliação por pares; 6. Realização de trabalhos práticos circunstanciados à sala de aula e enquadrados na área disciplinar de cada docente.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Trabalhos práticos efetuados nas sessões presenciais e reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Zheng, L., Niu, J., Zhong, L., & Gyasi, J. F. (2021). The effectiveness of artificial intelligence on learning achievement and learning perception: A meta-analysis. Interactive Learning Environments, 1–15. Nyakundi, H. (2023). How to Communicate with ChatGPT – A Guide to Prompt Engineering. FreeCodeCamp. https://www.freecodecamp.org/news/how-tocommunicate-with-ai-tools-prompt-engineering/Roose, K., & Newton, C. (2023). ChatGPT transforms a classroom and is 'M3GAN' real? [Audio podcast episode]. In Hard Fork. The New York Times. https://goo.su/ZcOWr3Russell, S. (2021). Inteligência artificial a nosso favor: Como manter o controle sobre a tecnologia. Companhia das LetrasYoungblood, D. (2023). Master Prompt Templating — for AI, GPT and other LLMs.Medium. ttps://goo.su/XToTwLing, E., Gandolfi, E., & Ferding, R. E. (2023). Helping PreK–12 Teachers Overcome the Fear of Artificial Intelligence. In Ferding, R. E., Hartshorne, R., Baumgartner, E., Kaplan-Rakowski, R., & Mouza, C. (Eds), What PreK–12 Teachers Should Know About Educational Technology in 2023: A Research-to-Practice Anthology (pp. 71-79). Association for the Advancement of Computing in Education (AACE).

Formador

Adelina Maria Pereira da Silva

Início: 10-10-2024
Fim: 14-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127626/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Paços de Ferreira