
A Expressão Dramática como auxiliar das aprendizagens turma A1
Apresentação
Melhorar as as competências dos docentes nas seguintes áreas: . → Explorar a relação Corpo/Espaço, Corpo/Voz, Voz/ Palavra, Palavra/Gesto. → Trabalhar a expressividade corporal. → Melhorar a autoestima e desenvolver competências ao nível da confiança, da comunicação, da análise e da cooperação. → Estimular a concentração e atenção. → Desenvolver novas ferramentas para trabalhar temas da disciplina com os alunos. → Explorar e criar jogos e exercícios para motivar os alunos para as diferentes temáticas. Desenvolver a capacidade respiratória, colocação, afinação e projecção da voz → Melhorar a capacidade/qualidade da comunicação e aperfeiçoar a dicção. → Melhorar e aumentar a eficácia vocal, prevenindo problemas nas cordas vocais
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
→ Aumentar a partilha de práticas pedagógicas. → Superar as dificuldades ao nível da interação e cooperação em grupo. → Utilizar o jogo dramático como ferramenta de ensino, no desenvolvimento de capacidades e ou superação de dificuldades. → Avaliar/refletir/criar, e ou, adaptar jogos, às necessidades individuais ou coletivas. → Criar dramatizações a partir de momentos, situações do quotidiano, imagens, sons e pequenos textos. → Desenvolver os diferentes tipos de linguagem através da Expressão Dramática. → Conhecer diferentes formas de incrementar o pensamento crítico e criativo. → Desenvolver a sensibilidade estética e artística. → Identificar e utilizar comportamentos de higiene vocal; → Realizar técnicas de relaxamento, de respiração e de técnica vocal.
Conteúdos
Exercícios de expressão corporal (movimento, domínio do corpo, postura, comunicação gestual) → Exercícios de relação corpo/espaço, corpo/outro. → Exercícios de concentração, confiança e relaxamento; → Exercícios de conhecimento da voz (respiração, colocação, projeção e timbres de voz, dicção e percepção da extensão vocal); → Exercícios de exploração de objetos. → Adaptação de histórias, textos, imagens, etc, a texto dramático. → Jogos dramáticos (improvisação e interpretação através de linguagem gestual e corporal). → Trabalho com texto (leitura expressiva, em voz alta; leitura dramatizada e caracterização da personagem) → Investigação e criação de materiais para cenografia e adereços
Metodologias
As aulas serão presenciais e terão um cariz essencialmente prático. -Exemplificação de atividades com a participação dos formandos; Movimento corporal; Trabalho de grupo interdisciplinar e de ciclo de ensino, colaborando na partilha de práticas, experiências e conhecimentos. Criação de um projeto interdisciplinar inclusivo. - Adaptação de um texto/imagem/som/facto/ etc, a texto dramático. - Elaboração de uma planificação para implementação em turma; - Reflexão final sobre o trabalho realizado e pontos a melhorar.
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1- Frequência dos formandos na ação; 2- Participação nas atividades da ação; 3- Trabalho Final O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro. Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da Formação Contínua, descrito no ponto n.º 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.
Bibliografia
BRUSCIA, KENNETH. (1997). Definiendo Musicoterapia. Amarú Ediciones, Salamanca.COHEN, LOLA. (2017) The Method Acting Exercices Handbook. New York. RoutledgeMACEDO,E. (2004).Prazer de Fazer o lúdico pedagógico no teatro com crianças e jovens ou um trabalho de intervenção? Coleção Panorama, vol.2.Porto: Porto Editora.REIS, L. (2005). Expressão corporal e dramática. Lisboa: Produções Editoriais, Lda.VIEIRA, M. M. (1996). Voz e relação educativa. 4 Coleção Polígono. Porto : Edições Afrontamento.
Formador
António Maria Silva Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 31-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 07-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 12-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |