Charcos, Hortas, Bosquetes e Jardins- Pedagogia ativa e sustentabilidade na Escola turma A1
Apresentação
A escassez de água potável, a perda de floresta e de biodiversidade, a degradação de solos e as alterações climáticas são alguns dos sinais de alerta e desafios globais para a sustentabilidade ambiental do planeta. A vida na Terra dependo muito do rumo que a humanidade der à tecnologia, à economia e ao desenvolvimento. As escolas precisam de continuar a reforçar o seu papel enquanto entidades promotoras de vivências e transformações ecopedagógicas, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Projetos pedagógicos transdisciplinares e baseados na natureza, como charcos, hortas, bosquetes e jardins, para além do seu enorme potencial didático na abordagem de conteúdos curriculares significativos, promovem o desenvolvimento integral dos alunos, melhoraram a autoestima e a capacidade de tarabalhar em equipa e proporcionam atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 230
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230.
Objetivos
Promover a educação para a sustentabilidade nas escolas. Aumentar o uso de metodologias pedagógicas de aprendizagem ativa. Aumentar a utilização de recursos digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Reforçar a diferenciação pedagógica, a inclusão e a equidade através da implementação de projetos inovadores. Potenciar o uso de espaços exteriores da sala de aula para promoção de aprendizagens mais significativas e em contextos próximos da realidade. Capacitar para a criação e gestão de projetos pedagógicos relevantes que promovam a motivação e o envolvimento dos alunos, assim como o treinamento de competências e capacidades transversais Desenvolver atitudes de valorização das aprendizagens, de curiosidade científica e de compromisso ético com o ambiente.
Conteúdos
Módulo 1 Educação para a Sustentabilidade 6 horas (3horas presenciais + 3 horas síncronas) 1.1 Do que falamos quando falamos de Sustentabilidade 30 min. 1.2 Os desafios globais da Sustentabilidade 1 hora 1.3 O Antropoceno 30 min. 1.4 Normativos e acordos internacionais 2 horas Acordo de Paris Agenda 2030 e ODS Pacto Ecológico Europeu 1.5 Educação para a Sustentabilidade nas escolas 2 horas Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Módulo 2 Pedagogia ativa nas escolas - 6 horas síncronas 2.1 Competências do século XXI e Perfil dos Alunos À Saída da Escolaridade Obrigatória 1 hora 2.2 Os benefícios das atividades pedagógicas fora da sala de aula 1 hora 2.3 Exemplos de metodologias ativas 3 horas Aprendizagem Baseada em Projetos Aprendizagem Baseada em Problemas Aprendizagem Baseada em Investigação 2.4 Plataformas digitais de apoio à pedagogia ativa nas escolas 1 hora Módulo 3 Construção e Gestão de Projetos Pedagógicos - 15 horas (8 horas síncronas + 7 horas presenciais) 3.1 Autonomia e Flexibilidade Curricular 1 hora 3.2 Integração curricular e transdisciplinaridade 1 hora 3.3 Diretrizes para a planificação, construção, dinamização e gestão de projetos e cenários de aprendizagem inovadores em espaços exteriores à sala de aula 12 horas Charcos 3 horas Hortas 3 horas Bosquetes 3 horas Jardins 3 horas 3.4 Avaliação e abertura à comunidade 1 hora
Metodologias
O curso usará a modalidade de formação b-learning, com três sessões presenciais (10 horas) e 5 sessões remotas síncrocas (15 horas). Será utilizada a plataforma Moodle, onde serão colocados os conteúdos das sessões e os recursos utilizados, assim como as indicações relativas às atividades a realizar e à avaliação. Será também criado um fórum de discussão, reflexão e partilha. Será utilizada uma metodologia ativa e promotora de forte intervenção dos formandos na troca de experiências e saberes e na discussão das vantagens e potencialidades dos recursos e ferramentas apresentados, contribuindo assim para a construção do conhecimento e para o enriquecimento do curso. Será solicitada a criação e apresentação de um recurso pedagógico original.
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho 4595/2015 de 6 de maio do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Parâmetros de avaliação: participação nas sessões, realização das tarefas propostas ao longo do curso, realização e apresentação do projeto final individual e entrega de um relatório crítico sobre a experiência pessoal derivada da participação no curso e implicações na prática letiva, de acordo com a legislação em vigor e com as orientações do CCPFCP.
Bibliografia
Filho, Sérgio & Lima, Vanessa. (2020). Horta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos. Educação (UFSM). 45. 37. 10.5902/1984644433426.https://www.researchgate.net/publication/341445338_Horta_Pedagogica_uma_pesquisa-participante_de_formacao_de_docentes_em_educacao_por_projetosNaia, M., Teixeira, J., (2023) Os charcos como ferramenta de exploração pedagógica em Portugal, Rev. Ciência Elem., V11(4):041Ozer, Emily J. The Effects of school gardens on students and schools: conceptualization and considerations for maximizing healthy development. Health Education & Behavior, v. 34, n. 6, p. 846-863, 2007The Sustainable Development Goals Report. United Nations. 2023. https://unstats.un.org/sdgs/report/2023/
Formador
Fernando Bernardino Moreira Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 31-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |