Charcos, Hortas, Bosquetes e Jardins- Pedagogia ativa e sustentabilidade na Escola turma A1

Apresentação

A escassez de água potável, a perda de floresta e de biodiversidade, a degradação de solos e as alterações climáticas são alguns dos sinais de alerta e desafios globais para a sustentabilidade ambiental do planeta. A vida na Terra dependo muito do rumo que a humanidade der à tecnologia, à economia e ao desenvolvimento. As escolas precisam de continuar a reforçar o seu papel enquanto entidades promotoras de vivências e transformações ecopedagógicas, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Projetos pedagógicos transdisciplinares e baseados na natureza, como charcos, hortas, bosquetes e jardins, para além do seu enorme potencial didático na abordagem de conteúdos curriculares significativos, promovem o desenvolvimento integral dos alunos, melhoraram a autoestima e a capacidade de tarabalhar em equipa e proporcionam atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230.

Objetivos

Promover a educação para a sustentabilidade nas escolas. Aumentar o uso de metodologias pedagógicas de aprendizagem ativa. Aumentar a utilização de recursos digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Reforçar a diferenciação pedagógica, a inclusão e a equidade através da implementação de projetos inovadores. Potenciar o uso de espaços exteriores da sala de aula para promoção de aprendizagens mais significativas e em contextos próximos da realidade. Capacitar para a criação e gestão de projetos pedagógicos relevantes que promovam a motivação e o envolvimento dos alunos, assim como o treinamento de competências e capacidades transversais Desenvolver atitudes de valorização das aprendizagens, de curiosidade científica e de compromisso ético com o ambiente.

Conteúdos

Módulo 1 – Educação para a Sustentabilidade – 6 horas (3horas presenciais + 3 horas síncronas) 1.1 Do que falamos quando falamos de Sustentabilidade – 30 min. 1.2 Os desafios globais da Sustentabilidade – 1 hora 1.3 O Antropoceno – 30 min. 1.4 Normativos e acordos internacionais – 2 horas • Acordo de Paris • Agenda 2030 e ODS • Pacto Ecológico Europeu 1.5 Educação para a Sustentabilidade nas escolas – 2 horas • Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade • Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Módulo 2 – Pedagogia ativa nas escolas - 6 horas síncronas 2.1 Competências do século XXI e Perfil dos Alunos À Saída da Escolaridade Obrigatória – 1 hora 2.2 Os benefícios das atividades pedagógicas fora da sala de aula – 1 hora 2.3 Exemplos de metodologias ativas – 3 horas • Aprendizagem Baseada em Projetos • Aprendizagem Baseada em Problemas • Aprendizagem Baseada em Investigação 2.4 Plataformas digitais de apoio à pedagogia ativa nas escolas – 1 hora Módulo 3 – Construção e Gestão de Projetos Pedagógicos - 15 horas (8 horas síncronas + 7 horas presenciais) 3.1 Autonomia e Flexibilidade Curricular – 1 hora 3.2 Integração curricular e transdisciplinaridade – 1 hora 3.3 Diretrizes para a planificação, construção, dinamização e gestão de projetos e cenários de aprendizagem inovadores em espaços exteriores à sala de aula – 12 horas • Charcos – 3 horas • Hortas – 3 horas • Bosquetes– 3 horas • Jardins – 3 horas 3.4 Avaliação e abertura à comunidade – 1 hora

Metodologias

O curso usará a modalidade de formação b-learning, com três sessões presenciais (10 horas) e 5 sessões remotas síncrocas (15 horas). Será utilizada a plataforma Moodle, onde serão colocados os conteúdos das sessões e os recursos utilizados, assim como as indicações relativas às atividades a realizar e à avaliação. Será também criado um fórum de discussão, reflexão e partilha. Será utilizada uma metodologia ativa e promotora de forte intervenção dos formandos na troca de experiências e saberes e na discussão das vantagens e potencialidades dos recursos e ferramentas apresentados, contribuindo assim para a construção do conhecimento e para o enriquecimento do curso. Será solicitada a criação e apresentação de um recurso pedagógico original.

Avaliação

Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho 4595/2015 de 6 de maio do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Parâmetros de avaliação: participação nas sessões, realização das tarefas propostas ao longo do curso, realização e apresentação do projeto final individual e entrega de um relatório crítico sobre a experiência pessoal derivada da participação no curso e implicações na prática letiva, de acordo com a legislação em vigor e com as orientações do CCPFCP.

Bibliografia

Filho, Sérgio & Lima, Vanessa. (2020). Horta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos. Educação (UFSM). 45. 37. 10.5902/1984644433426.https://www.researchgate.net/publication/341445338_Horta_Pedagogica_uma_pesquisa-participante_de_formacao_de_docentes_em_educacao_por_projetosNaia, M., Teixeira, J., (2023) Os charcos como ferramenta de exploração pedagógica em Portugal, Rev. Ciência Elem., V11(4):041Ozer, Emily J. The Effects of school gardens on students and schools: conceptualization and considerations for maximizing healthy development. Health Education & Behavior, v. 34, n. 6, p. 846-863, 2007The Sustainable Development Goals Report. United Nations. 2023. https://unstats.un.org/sdgs/report/2023/

Formador

Fernando Bernardino Moreira Monteiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-03-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 01-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 22-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 29-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 06-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 13-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 24-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
8 31-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 22-03-2025
Fim: 31-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125510/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Sobreira

INSCREVER-ME