Capacitação e acompanhamento à Transição Digital das Escolas turma A1
Apresentação
Portugal procura criar condições para que o seu sistema educativo e formativo desenvolva um processo de transição digital. Desta forma, pretende-se que as organizações educativas desenvolvam estratégias no sentido de apoiarem a integração do digital. Assim, este curso visa preparar as Equipas dos CFAE para assumirem a responsabilidade de desenvolver as suas atividades no âmbito do plano de capacitação digital dos docentes, nomeadamente, no acompanhamento do desenho, implementação e avaliação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas e na criação de atividades de formação, que se revelem importantes para os respetivos contextos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
São objetivos do Curso: - conhecer os documentos de enquadramento das políticas educativas da transição digital na educação; - conhecer a implementação do processo de diagnóstico Check-in; - conhecer a dimensão operacional da capacitação dos Docentes, referente à formação de professores de nível 1, 2 e 3; - refletir sobre estratégias de acompanhamento dos CFAE às escolas; - conhecer os documentos de referência para a conceção, implementação, acompanhamento e avaliação dos Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE); - planificar com as equipas de desenvolvimento digital das escolas a conceção, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação dos PADDE das escolas; - promover comunidades de prática, para estimular a reflexão e a colaboração em contexto educativo.
Conteúdos
O PTD na Educação - Contextualização e finalidades do PTD; - Documentos de enquadramento. A capacitação de docentes no âmbito do PTD - Desenvolver o processo de diagnóstico das competências digitais dos docentes através da ferramenta Check-In. - Conhecimento e reflexão em torno do da capacitação dos Docentes, relativamente à formação de professores, desde o diagnóstico ao desenvolvimento das oficinas de formação de docentes de nível 1, 2 e 3. - Planificação das estruturas de acompanhamento à formação, em articulação com os formadores do CFAE; - Estratégias para a análise de resultados e construção de evidências; Planos de ação de desenvolvimento digital das escolas (PADDE) - O que se entende por PADDE; - Instrumentos de diagnóstico Check-In e SELFIE; - Metodologias de desenho, implementação, monitorização e avaliação de projetos; - Estratégias de acompanhamento às equipas de desenvolvimento digital das escolas; - As Oficinas de formação do PADDE e seus princípios.
Metodologias
A presente ação é dinamizada na modalidade de e-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. A formação decorrerá numa plataforma digital, organizada com os conteúdos de formação e onde decorrem interações múltiplas entre os diferentes atores, formadores, formandos e outros especialistas. O contexto de formação visa estimular a criação de comunidades de partilha de conhecimento, recursos e experiências formativas, onde os formandos tomarão contato com as diversas funções e atividades que lhes estão atribuídas no âmbito do PTD. O curso tem por finalidade a construção de um plano de ação de cada CFAE, relativamente à sua intervenção com as escolas suas associadas.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de um trabalho final individual (em formato multimédia) por parte dos formandos.
Bibliografia
Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENComissão Europeia (2020). Blended learning in school education guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/publications/blended-learning-guidelines.htmDias, P. (2012). Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educação, Formação e Tecnologias, 5 (2), 3-9.Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A., Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/Open_book_of_Innovational_Education.pdf
Formador
Adelina Maria Pereira da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 28-02-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Online assíncrona |
5 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
6 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |