A Expressão Musical: dinâmicas pedagógicas turma A1
Apresentação
A expressão musical desempenha um papel fundamental na educação, uma vez que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando áreas do cérebro relacionadas com a criatividade, memória, linguagem, coordenação motora, contribuindo para o desenvolvimento das competências cognitivas e motoras. É assim fundamental que a música esteja presente no currículo escolar, proporcionando oportunidades de aprendizagem significativas e enriquecedoras para todos os alunos. Na educação, a música pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para o ensino de diversos conteúdos, estimulando a criatividade, a concentração e a motivação. Além disso, a prática musical contribui para a formação de alunos mais críticos, sensíveis e conscientes, capazes de apreciar e valorizar a diversidade cultural e artística. Figueiredo (2004) refere que o professor generalista deve ser responsável por todas as áreas do currículo escolar, a preparação artística, em geral, e a preparação musical, em particular, verificando-se que estas, têm sido abordadas superficial e insuficientemente pelos mesmos (p. 56). Apesar do professor generalista interagir com os conhecimentos musicais na sua formação inicial, continua a ser um sujeito que precisa estar em contato com um profissional da área, para na formação e práticas educativas em sala de aula possa compreender certos conhecimentos musicais que só o especialista é capaz de conceber (p. 96). Um professor com alguns conhecimentos de expressão musical será capaz de utilizar de forma eficaz a música como recurso pedagógico na sua prática docente, proporcionando experiências significativas e enriquecedoras.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo 110.
Objetivos
Compreender noções básica de linguagem musical; Realizar dinâmicas musicais; Desenvolver conhecimentos na área, através da utilização de atividades musicais planeadas, potenciadoras da aprendizagem e pedagogicamente válidas; Articular o ensino da música com outras áreas do saber.
Conteúdos
Breves Conceitos de Música e de Expressão Musical; A Voz e Corpo como Instrumentos Musicais; Exploração do instrumental Orff; Atividades de linguagem corporal: música e movimento; Interpretação de rimas, trava-línguas, lengalengas, usando a voz (cantada ou falada) com diferentes intencionalidades expressivas; Audição musical ativa.
Avaliação
A avaliação dos formandos realizar-se-á de forma contínua, reflexiva e participada e será expressa qualitativa e quantitativamente, de acordo com o seguinte: Motivação e participação - pertinência e clareza das intervenções; interesse; motivação; iniciativa e autonomia; participação nas atividades e tarefas propostas; integração no grupo; compromissos assumidos. Generalização dos saberes e domínio dos assuntos - transfere ou generaliza os saberes adquiridos a outras situações; aplica os conhecimentos adquiridos. Produção de trabalhos e/ou materiais - conhecimentos demonstrados; interesse na execução dos trabalhos; empenho no trabalho individual e de grupo; qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos; apresentação dos trabalhos. Os formandos serão avaliados individual e quantitativamente, numa escala entre 0 e 10, de acordo com as orientações emanadas pelo CCPFC.
Bibliografia
Ensino da Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientações Programáticas. Lisboa: ME/DGIDC. [livro impresso] Moreira, T. (2012).Figueiredo, S. (2004), A preparação dos professores generalistas, Revista da abem, 11, 5-61Moreira, T. (2012). A educação musical nos jardins-de-infância e no primeiro ciclo da escola portuguesa, num contexto de interdisciplinaridade para a aquisição de competências. (Tese de doutoramento, Universidade de Valladolid.) [tese de doutoramento]Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016). Lisboa: ME.Vargas, M. (2015). Music as a resource to develop cognition. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 174, 2989-2994. [artigo em revista]
Formador
Clara Margarida Branco da Cunha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |