Uma reflexão em torno dos processos de decisão e monitorização da ação educativa turma A2
Apresentação
Os AE associados ao CFAEPPP pretendem aprofundar os seus processos de monitorização interna, envolvendo todos os docentes nesta reflexão e enquadra-se nas iniciativas que aí se promovem para se planear o próximo ano letivo, de acordo com os pressupostos e princípios do DL 55/2019. Paralelamente, a escola encontra-se em fase de reformulação do seu Projeto Educativo pelo que esta ação teria como pressuposto envolver todos os docentes na construção de um projeto de trabalho adequado aos desafios e exigências com que os atuais normativos nos confrontam. As Escolas Portuguesas vivem tempos de mudança, pelo que este olhar interno pode ter um papel fundamental na reorganização e gestão das decisões curriculares e pedagógicas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Envolver os professores e promover o debate, e a comunidade , sobre os processos de decisão e monitorização da ação; - Enquadrar a reformulação do Projeto Educativo à luz nos novos normativos legais, DL 54/2018 e 55/2018; - Analisar os instrumentos da equipa de auto-avaliação tendo em conta as orientações dos novos normativos legais e o definido no projeto educativo; - Promover a capacidade reflexiva dos professores, tão necessária à promoção da coerência na decisão e ação curricular que desenvolvem nas escolas; - Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.
Conteúdos
Esta é uma ação de formação que totaliza 15 horas de formação de caráter teórico-prático, em modalidade presencial, encontrando-se organizada em função de três domínios de conteúdos. I - Possibilidades de gestão curricular oferecidas pelo Decreto-Lei 55/2018 (Sinopse: Reflexões sobre os processos de gestão e organização curricular que promovam o sucesso escolar) a) Opções curriculares e dinâmicas pedagógicas à luz do DL 55/2018; b) O PASEO e as suas implicações curriculares; II - Possibilidades de gestão pedagógica oferecidas pelo Decreto-Lei 55/2018 (Sinopse: Reflexões sobre os processos de gestão pedagógica que, por via da reorganização do espaço educativo e da introdução de outras formas de pensar e concetualizar o ato de ensinar, de aprender e de avaliar, promovem o sucesso escolar) a) Modos de organização alternativos: o trabalho em equipas educativas; a organização social do trabalho de aprendizagem; os espaços de trabalho policêntricos; os dispositivos promotores da participação, da autonomia e da cooperação; b) O debate metodológico: Transitar da discussão sobre os métodos para a reflexão sobre os ciclos didáticos como condição necessária à construção de aprendizagens cultural e socialmente significativas e relevantes. III Possibilidades da monitorização da ação (Sinopse: Reflexões sobre os processos de monitorização da ação pedagógica). a) Construção de indicadores promotores de sucesso escolar. b) Criação de instrumentos que viabilizem e permitam a recolha de informações sobre as dinâmicas pedagógicas
Metodologias
O planeamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totaliza 15 horas de formação de carácter teórico-prático em modalidade presencial. O trabalho será desenvolvido a partir da cooperação e do enquadramento teórico em torno da construção de recursos e instrumentos contextualizados à realidade do AE de Santa Cruz da Trapa. O debate e a reflexão sobre a implementação das estratégias construídas pelo grupo constituirão a modalidade presente com vista à discussão e realização das possíveis mudanças que possam ser adotadas. As formadoras disponibilizarão aos formandos, materiais complementares de aprofundamento teórico. Tais materiais serão um suporte à produção individual do relatório final, que constitui a componente do trabalho autónomo. Dada a situação pandémica que vivemos pode haver necessidade de começar a formação em regime online.
Avaliação
De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões (presenciais e autónomas): 70%; 2) Reflexão crítica: 30% (relatório individual sobre o curso de formação). Considera-se excluído o formando que não cumpra o regime de assiduidade obrigatória (2/3 do n.º de horas presenciais de duração da ação), não devendo por isso ser avaliado quantitativamente. A avaliação da ação sustentar-se-á na qualidade e profundidade do trabalho realizado pelos formandos, avaliado pelas formadoras, bem como na participação e cooperação na construção dos materiais necessárias à formação.
Bibliografia
COSME, A., & TRINDADE, R. (2013). Organização e gestão do trabalho pedagógico: Perspectivas, questões, desafios e respostas. Porto: Livpsic.COSME, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto EditoraFORMOSINHO, J. & MACHADO, J. (2009). Equipas Educativas: Para uma nova organização da escola. Porto: Porto EditoraMARTINS, G. O. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: República Portuguesa Educação.UNESCO. (2017). A guide for ensuring inclusion and equity in education.
Formador
Carla Daniela Pereira Maia Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |