A Expressão Musical, Plástica e Dramática, como promotores privilegiados da comunicação e da liberdade criativas turma A3
Apresentação
Os docentes manifestaram vontade de desenvolver competências e adquirir as seguintes capacidades: → Desenvolver a capacidade respiratória, colocação, afinação e projeção da voz. → Melhorar a capacidade/qualidade da comunicação e aperfeiçoar a dicção. → Melhorar e aumentar a eficácia vocal, prevenindo problemas nas cordas vocais. → Compreender uma pauta. → Conhecer as figuras rítmicas, a altura e a intensidade do som e o andamento. → Conhecer o instrumental Orff e de orquestra. → Compreender a relação do Corpo/Espaço, Corpo/Voz, Voz/ Palavra, Palavra/Gesto. → Melhorar a autoestima e desenvolver competências ao nível da confiança, da comunicação, da análise e da cooperação. → Estimular a concentração e atenção. → Adaptar, conhecer e desenvolver, técnicas plásticas com diferentes materiais. → Trabalhar em grupos interdisciplinares e de diferentes níveis de ensino, partilhando práticas e conhecimentos e experiências.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 240, 250 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 240, 250 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 240, 250 e 910.
Objetivos
Aumentar a partilha de práticas pedagógicas; Promover a interdisciplinaridade, através de planificações que tenham em conta as necessidades individuais e de grupo; Superar as dificuldades ao nível da interação e cooperação em grupo; Utilizar a música/som, como instrumento pedagógico. (musicoterapia); Utilizar o jogo dramático como ferramenta de ensino, no desenvolvimento de capacidades e ou superação de dificuldades; Avaliar/refletir/criar, e ou, adaptar jogos, às necessidades individuais ou coletivas; Criar dramatizações a partir de momentos, situações do quotidiano, imagens, sons e pequenos textos; Desenvolver os diferentes tipos de linguagem através da Expressão Dramática. → Conhecer diferentes formas de incrementar o pensamento crítico e criativo. → Desenvolver a sensibilidade estética e artística. → Identificar e utilizar comportamentos de higiene vocal; Realizar técnicas de relaxamento, de respiração e de técnica vocal. → Utilizar o instrumental Orff. → Criar partituras simples. → Reconhecer, criar e aplicar novas técnicas e materiais de criação plástica, associadas ao teatro.
Conteúdos
→ Exercícios de expressão corporal (movimento, domínio do corpo, postura, comunicação gestual); → Exercícios de concentração, confiança e relaxamento; → Exercícios de conhecimento da voz (respiração, colocação, projeção e timbres de voz, dicção e percepção da extensão vocal); → Reconhecimento de figuras rítmicas. → Reconhecimento de diferentes alturas e intensidades do som e ainda de diferentes andamentos musicais. → Exploração de sons naturais e humanizados e partituras formais e informais. → Reconhecimento de instrumentos Orff e de orquestra. → Exercícios de exploração de objetos. → Jogos dramáticos (improvisação e interpretação através de linguagem gestual e corporal). → Apresentação e partilha dos exercícios realizados em aula com os alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos. → Análise crítica e correção (se necessário) dos trabalhos apresentados. → Trabalho com texto (leitura expressiva, em voz alta; leitura dramatizada e caracterização da personagem)
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1- Frequência dos formandos na ação; 2- Participação nas atividades da ação; 3- Realização do trabalho autónomo; 4- Trabalho final O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da Formação Contínua, descrito no ponto n.º 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007
Bibliografia
BRUSCIA, KENNETH. (1997). Definiendo Musicoterapia. Amarú Ediciones, Salamanca.COHEN, LOLA. (2017) The Method Acting Exercices Handbook. New York. RoutledgeMACEDO,E. (2004).Prazer de Fazer o lúdico pedagógico no teatro com crianças e jovens ou um trabalho de intervenção? Coleção Panorama, vol.2.Porto: Porto Editora.REIS, L. (2005). Expressão corporal e dramática. Lisboa: Produções Editoriais, Lda.VIEIRA, M. M. (1996). Voz e relação educativa. 4 Coleção Polígono. Porto : Edições Afrontamento.
Formador
António Maria Silva Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |