
O ensino e a aprendizagem ativa das línguas estrangeiras com recurso ferramentas digitais turma A2
Apresentação
Os tempos tecnológicos em que vivemos, sobretudo depois do grande boom de novidades decorrentes da Inteligência Artificial e do potencial que esta representa no processo de ensino aprendizagem, tornam essencial a atualização dos professores de línguas estrangeiras relativamente aos novos recursos educativos e ferramentas digitais disponíveis. Estes, revelam-se transversais a todos os idiomas, ao reforçarem a capacidade de intervenção do professor, promoverem a aprendizagem das línguas e desenvolverem processos de ensino inovadores e motivantes para os alunos. A escassez de formação específica em alguns dos grupos disciplinares da área das Línguas Estrangeiras levanta a necessidade de se criarem momentos de partilha de estratégias e materiais que, tendo por base as mesmas ferramentas e recursos tecnológicos, se possam afirmar enquanto troca de experiências enriquecedoras para a área.
Destinatários
Professores dos Grupos 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350.
Objetivos
Perceber a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas ativas, centradas no aluno e apoiadas em ferramentas digitais para a promoção das Línguas Estrangeiras. Conhecer alguns materiais e ferramentas digitais, nomeadamente algumas das novidades decorrentes da quase generalização da Inteligência Artificial na área educativa. Verificar as potencialidades da utilização destas ferramentas e dos materiais e recursos associados às mesmas que possibilitem a aprendizagem ativa por parte dos alunos; Potenciar a utilização de algumas destas ferramentas e materiais; Adaptar as mesmas às necessidades das suas aulas de Língua Estrangeira; Refletir sobre a aplicação das práticas pedagógicas ativas com recurso a ferramentas digitais; Analisar as potencialidades das ferramentas digitais em função das aprendizagens realizadas pelos alunos; Promover o trabalho colaborativo e a partilha de conteúdos e de recursos entre os docentes.
Conteúdos
Módulo 1: A Aprendizagem ativa centrada no aluno com recurso a ferramentas digitais nas línguas estrangeiras (3h) online Conteúdos: a. Conceitos de aprendizagem ativa e passiva e seus principais benefícios/constrangimentos no processo de ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras; Atividades/Tarefas: - Apresentação do ambiente on-line de suporte ao trabalho; - Apresentação das atividades, da metodologia a adotar e respetiva planificação; - Discussão/debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva e reflexão sobre os principais benefícios/constrangimentos de ambas para o processo de ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras. Módulo 2: Estratégias de aprendizagem ativa com recurso a ferramentas digitais centradas no aluno, nas línguas estrangeiras (9h) presenciais Conteúdos: a. Estratégias e ferramentas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e de aprendizagem. b. Exemplos práticos. Atividades/Tarefas: - Experimentar estratégias e ferramentas tecnológicas que promovam a aprendizagem ativa. - Refletir sobre os principais desafios deste tipo de atividades/recursos e sobre possíveis formas de os vencer. Módulo 3: Produção de atividades de aprendizagem ativa, centradas no aluno com recurso a ferramentas digitais, para a sala de aula de Língua Estrangeira (9h) online Conteúdos: a. Planificação de atividades e construção de recursos centrados no aluno com recurso a ferramentas digitais para a sala de aula de Língua Estrangeira e experimentação de alguns deles em contexto de sala de aula. Atividades/Tarefas: - Planificar atividades e construir recursos centrados no aluno com recurso a ferramentas digitais para a sala de aula de Língua Estrangeira - Experimentar em contexto de sala de aula uma destas atividades. Módulo 4: Apresentação dos trabalhos e reflexão final (4h) online Conteúdos: a. Reflexão crítica sobre a atividade experimentada no que concerne à aprendizagem realizada pelos alunos e ao desenvolvimento das suas competências linguísticas. b. Reflexão final sobre a ação de formação. Atividades/Tarefas: - Apresentar e partilhar a atividade implementada. - Refletir de forma crítica sobre a atividade experimentada no que concerne à aprendizagem realizada pelos alunos e ao desenvolvimento das suas competências linguísticas. - Avaliar a ação de formação. Exemplos de algumas das ferramentas/recursos digitais propostos nesta oficina de formação para trabalho comum com as diferentes línguas estrangeiras: Criação de apresentações com recurso a ferramentas que permitem a automação e facilitação do processo graças à IA - canva magic studio, copilot, slidesgo. Criação de questionários interativos baseados em ferramentas digitais que possibilitam/potenciam a avaliação dos alunos conquer, quizalizze Inserção de atividades interativas em vídeos - edpuzzle Interação/apresentação em grupo - votação, brainstorming, avaliação por níveis, entre outros - sli.do, wooclap Trabalho colaborativo, escrita colaborativa e partilha e divulgação de trabalhos e conteúdos canva, wakelet
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio do R.J.F.C.P respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base na: - Realização das tarefas propostas ao longo da oficina. - Participação nas atividades de discussão/reflexão propostas. - Realização da planificação de atividades de aprendizagem ativas, centradas no aluno e apoiadas em ferramentas digitais para a promoção das Línguas Estrangeiras - Experimentação de pelo menos uma atividade com recurso a estratégias de aprendizagem ativas, centradas no aluno e apoiadas em ferramentas digitais para a promoção da Língua Estrangeira que se encontra a lecionar. - Qualidade da realização das tarefas propostas e reflexões efetuadas. - Apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido.
Bibliografia
Chapelle, C. (2004), Technology and second Language Learning: expanding methods and agendas. System 32: 593-601.Er, M., et all (2012), THE EFFECTS OF ACTIVE LEARNING ON FOREIGN LANGUAGE SELF-CONCEPT AND READING COMPREHENSION ACHIEVEMENT, International Journal on New Trends in Education and Their Implications, October 2012 Volume: 3 Issue: 4 Article: 04Lee, L. (2005), Using Web-based Instruction to Promote Active Learning: Learners Perspectives .CALICO Journal, 23 (1), p-p 139-156.Selwin, N. (2023) Constructive Criticism? Working with (Rather than Against) the AIED Back-Lash , available at https://link.springer.com/article/10.1007/s40593-023-00344-3 on 6th September 2023Sharpe, R., Beetham, H., & de Freitas, S. (Eds.). (2010); Rethinking learning for a digital age: How learners are shaping their own experiences. London: Routledge.
Formador
Susana Alexandra Tenreiro Carvalho da Silva Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 20:15 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
4 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
6 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 18:15 - 20:15 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
9 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |