Utilização de Laboratórios Virtuais e Simuladores no ensino da Física e Química e da Biologia e Geologia turma T1
Apresentação
O desenvolvimento que tem ocorrido, nos últimos anos, ao nível do número e da qualidade de plataformas de laboratórios e simuladores digitais, em acesso livre, representa uma enorme mais-valia nas ferramentas disponíveis para os professores de física e química e para os professores de ciências naturais do 3.º ciclo e secundário, no sentido de proporcionarem aos seus alunos materiais diferenciados e eficazes para estabelecer a necessária ponte entre os conceitos teóricos e a sua aplicação no dia-a-dia, na ciência, na indústria e no ambiente. Existe a necessidade de compilar estas diversas plataformas, divididas em unidades curriculares, dá-las a conhecer aos professores e criar condições para a sua aplicação, com claras consequências no desenvolvimento das práticas de ensino.
Destinatários
Professores dos Grupos 510 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510 e 520.
Objetivos
- Dar a conhecer e disponibilizar aos docentes a panóplia alargada de plataformas de laboratórios e simuladores virtuais, de física e de química e de ciências naturais, através de um acervo organizado por temáticas; - Analisar os condicionalismos, as vantagens e os constrangimentos, na aplicação destas plataformas; - Formar os docentes na utilização das plataformas de laboratórios e simuladores virtuais; - Integrar a utilização destas plataformas na planificação de aulas.
Conteúdos
- Conhecer algumas das plataformas de laboratórios virtuais e simuladores mais utilizadas no ensino da física e da química e no ensino das ciências naturais, no 3.º ciclo do ensino básico e secundário; - Analisar os condicionalismos, as vantagens e os constrangimentos, na aplicação destas plataformas; - Explorar e experimentar diferentes plataformas para diferentes temáticas de física e de química e de ciências naturais; - Elaborar planificações de aulas que recorram a estas plataformas;
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1- Frequência dos formandos na ação; 2- Participação nas atividades da ação; 3- Trabalho autónomo dos formandos. Materiais produzidos e relatório final. O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro: * Excelente de 9 a 10 valores; * Muito Bom de 8 a 8,9 valores; * Bom de 6,5 a 7,9 valores; * Regular de 5 a 6,4 valores; * Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da Formação Contínua, descrito no ponto n.º 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.
Bibliografia
MOREIRA, Marco Antônio. GRANDES DESAFIOS PARA O ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 113, 2017. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.7074. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7074LUCENA, G., SANTOS, V., & SILVA, A. (2013). Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02), 27. doi:https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.27PASCOIN, A. F.; CARVALHO, J. W. P. Representações Quantitativas em Laboratórios Virtuais para o Ensino de Química. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 152159, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n2p152-159. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7569.PAULA, H. (2017). Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. http://hdl.handle.net/1843/40240JUNIOR, R. (2016). Simulações e laboratórios virtuais como recursos mediacionais multimodais nas ações de um professor de Física. Tese de doutoramento. Universidade Federal de Minas Gerais. http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADRLWC
Formador
Paulo de Oliveira Mendes Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-02-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-02-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |