Didática da Filosofia com ferramentas digitais. turma A1

Apresentação

A Filosofia é uma disciplina da componente de Formação Geral que pode assumir um papel central no Currículo, dada a sua capacidade de articulação com outras disciplinas das mais variadas áreas. O currículo deve ser gerido tendo em conta o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, mas os últimos anos de pandemia forçaram uma transição acelerada para um ensino híbrido. É neste contexto de ensino híbrido que assistimos à irrupção de novas metodologias, novos espaços e ambientes de aprendizagem e novas conceções sobre a avaliação. Neste sentido, importa dotar os professores e os alunos de competências digitais nas áreas específicas de lecionação, utilizando e aplicando ferramentas digitais que permitam a utilização de metodologias ativas, a construção de artefactos digitais e a sua consequente avaliação, sumativa e formativa. Este curso de formação é proposto para uma modalidade de blended-learning, de modo a familiarizar os docentes com os ambientes de aprendizagem digitais, numa perspetiva de isomorfimo pedagógico, facilitando a posterior aplicação no trabalho com os alunos.

Destinatários

Professores do Grupo 410

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.

Objetivos

Debater as consequências da tendência atual de hibridização do ensino nas práticas pedagógicas em Filosofia. Planificar atividades didáticas para ambientes híbridos de aprendizagem com recurso a metodologias ativas. Adquirir competências digitais fundamentais para o trabalho com ferramentas específicas na didática da Filosofia. Avaliar os artefactos digitais com base em múltiplas práticas: feedback automatizado e feedback diferido e sua importância na aprendizagem. Problematizar os modelos de avaliação digital.

Conteúdos

1.Ensinar Filosofia, hoje a. A emergência do ensino híbrido b. Documentos estruturantes: legislação, PASEO, DigiCompEdu, AE c. Competências filosóficas: porquê? 2. Metodologias ativas em ambientes híbridos a.Técnicas de aprendizagem cooperativa e colaborativa. 3. Ensino de Filosofia: produção de artefactos digitais a.Portefólios digitais com Blogger e Padlet b. Ensaio filosóficos (OneDrive / Google Drive) c. Póster científico / infográficos d. Fóruns e. Glossários f. Mapas de conceitos g. Mapas de argumentos h. Wikis 4. A avaliação em Filosofia com ferramentas digitais: “das aprendizagens” e “para as aprendizagens” a. LMS: Microsoft Teams e Google Classroom b. Feedback com avaliação automatizada c. Microsoft Forms / Google Forms d. Gamificação: Kahoot e Quizizz e. Rubricas de avaliação (MSTeams e Google Classroom) f. Modelos de avaliação digital; vantagens e dificuldades.

Metodologias

- Formação presencial e/ou online, com sete sessões de 3 horas cada e uma sessão final com 4h, numa sala convencional e/ou plataforma de videoconferências com registo de presenças. Cada sessão terá uma componente de exploração teórica seguida de uma componente de trabalho prático. - Disponibilização aos formandos dos recursos utilizados em sessão, bibliografia complementar e toda a documentação de suporte da formação através da Plataforma LMS em uso no CFAE. - Aplicação prática pelos formandos dos conteúdos teóricos na exploração dos conteúdos programáticos da disciplina de Filosofia e na criação de atividades de aprendizagem: planificação e construção das ferramentas digitais. - Partilha do trabalho dos formandos na plataforma LMS.

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais - Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos ( contributo ativo, interessado e cooperativo nas sessões através das questões colocadas na fase de debate) e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos (elaboração de uma atividade didática sobre uma ou várias temáticas abordadas nas sessões, com informação científica relevante e rigorosa; indicação clara e bem fundamentada de situações da aplicação dos conteúdos da formação em sala de aula quer do ponto de vista da exploração dos temas quer da construção de atividades de aprendizagem).

Bibliografia

Amante, Lúcia. Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: o e-portefólio como Instrumento Alternativo. Disponível em http://www.panoramaelearning.pt/documentos/a-avaliacao-das-aprendizagens-em-contexto-online-o-e-portfolio-como-instrumento-alternativo/Bernardo, I., Vieira., R., & Sá, A. F. (2021). Avaliação para as aprendizagens: tecnologias digitais para a avaliação na aula de Filosofia do ensino secundário em Portugal. In Indagatio Didactica, 13 (3). Disponível em https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25536Dias-Trindade, Sara (2021). Ecologias de aprendizagem e redes virtuais. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/350362584_Ecologias_de_aprendizagem_e_rede_virtuais_apontamentos_pedagogicosMorais, T., Dominguez, C., Lopes, J. P., & Silva, M. H. (2015). O ensino de competências argumentativas em filosofia através do método de controvérsia construtiva. In C. Dominguez (Coord.). Pensamento crítico na educação: desafios atuais: Critical thinking in education: actual challenges, pp. 279-286. Vila Real: UTAD. Disponível em https://tinyurl.com/y969cwuuOliveira, Isolina, & Amante, Lúcia (2016). Nova cultura de avaliação: contextos e fundamentos. In Amante, Lúcia & Oliveira, Isolina (Coord.). Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas (pp. 41-53). Universidade Aberta. Disponível em https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6114

Formador

Mário Sérgio Azenha Lagoa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-06-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 14-06-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
3 21-06-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 28-06-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
5 05-07-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 12-07-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
7 19-07-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 06-06-2025
Fim: 18-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-116762/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Paços de Ferreira

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