Matemática no Pré-Escolar: Brincar, Jogar, Relacionar, Viver, Simular e Aprender turma A1

Apresentação

Nas escolas de todo o país, nos últimos anos, os resultados na disciplina de matemática têm vindo a distanciar-se do limite razoável. Motivo pelo qual deve ser, desde cedo, apresentado sob meio de algo motivador e lúdico para que se torne algo prazeroso desde tenra idade. É com vista ao futuro sucesso escolar nesta área que se torna importante disponibilizar à criança aprendizagens significativas para o desenvolvimento do gosto pela Matemática. A Iniciação à Matemática é um dos quatro domínios que pertencem à Área da Expressão e Comunicação, nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Torna-se assim importante desenvolver instrumentos, atividades, diálogos e situações, que promovam a aprendizagem de competências matemáticas desde os 3 anos de idade.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.

Objetivos

­ Promover uma reflexão concertada sobre as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no Domínio da Matemática; ­ Construir, partilhar, testar e reformular materiais cientificamente válidos e pedagogicamente inovadores, no âmbito da Matemática, de apoio à implementação das Orientações Curriculares, tendo em consideração as especificidades gerais e individuais dos alunos; ­ Promover a reflexão dos professores, individual e conjunta, sobre as experiências levadas a cabo o âmbito do círculo de estudos, salientando a importância da ação reflexão na sua prática pedagógica.

Conteúdos

1.º sessão (3h): Planeamento e organização da oficina • Apresentação do funcionamento da oficina; • Exploração e análise refletiva das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no Domínio da Matemática; • Seriação dos conteúdos mais pertinentes para criação de materiais de sala de aula. 2.º sessão (3h): Matemática inserida no quotidiano • Colocação de situações‐problema da matemática, ligada ao quotidiano das crianças, a partir dos quais se desenvolverá a reflexão, a análise e a construção de recursos adequados à sua possível resolução; • Apresentação, análise e discussão (numa primeira fase em pequenos grupos e depois em grande grupo) de experiências resultantes da prática de cada um dos intervenientes e reflexão sobre as estratégias e metodologias adotadas. 3.º sessão (3h): Importância do jogo e do brincar na aprendizagem da Matemática • Exploração de situações que emergem do brincar e do jogo da criança orientando a sua atenção para características específicas da Matemática; • Apresentação, análise e discussão (numa primeira fase em pequenos grupos e depois em grande grupo) de experiências resultantes da prática de cada um dos intervenientes e reflexão sobre as estratégias e metodologias adotadas. 4.º sessão (3h): Resolver e inventar problemas e representação de conceitos matemáticos • Resolução de problemas: fundamentos teóricos; • Exploração de problemas (numa primeira fase em pequenos grupos e depois em grande grupo) envolvendo: a representação (objetos ou desenhos), a estrutura, a concretização, a significação para a criança e a disponibilidade e a utilização de materiais manipuláveis. 5.º sessão (3h): Exploração das componentes e aprendizagens a promover no domínio da Matemática • Apresentação das componentes e das aprendizagens a desenvolver na abordagem à Matemática: Números e Operações; Organização e Tratamento de Dados; Geometria e Medida e Interesse e Curiosidade pela Matemática; • Exploração de problemas (numa primeira fase em pequenos grupos e depois em grande grupo) envolvendo uma ou mais componentes. 6.º sessão (3h): • Elaboração de uma atividade a ser implementada na turma que inclua os temas abordados nesta formação. 7.º sessão (3h): • Apresentação das atividades realizadas no trabalho autónomo, em grande grupo, com análise e discussão das diferentes situações que surgiram em contexto de sala de aula. 8.º sessão (4h): • Apresentação das atividades realizadas no trabalho autónomo, em grande grupo, com análise e discussão das diferentes situações que surgiram em contexto de sala de aula; • Entrega dos trabalhos finais; • Avaliação da ação de formação. Trabalho autónomo (25h) • Elaboração de instrumentos didático-pedagógicos, com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no Domínio da Matemática; • Aplicação dos instrumentos em contexto de sala de aula; • Elaboração do trabalho final a entregar.

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1­ frequência dos formandos na ação; 2­ participação nas atividades da ação; 3­ trabalho autónomo dos formandos. O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto­Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro. Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da Formação Contínua, descrito no ponto n.º 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.

Bibliografia

Aguera, Isabel – Brincar e Aprender na Primeira Infância. Lisboa: Papa-Letras,2008.Brubacher, John (1956). John Dewey (1859-1952). In Jean Chateau, Os grandes pedagogos (pp. 317-337), Lisboa: Oficinas gráficas de livros do Brasil.Freire, Paulo. (2012). A Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. Ramada: Edições Pedago.Rodrigues, Laura – Era Uma Vez… No Reino da Matemática – Histórias e Ideias para Estimular o Ensino da Matemática no Jardim de Infância. Lisboa: Papa-Letras, 2015.Silva, Isabel [et al.] Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2016. cap II, p.74-84. Disponível em URL: https://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf;

Formador

Carla Margarida Moreira Carvalho

Início: 23-09-2024
Fim: 26-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125758/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: None