
Formação em robótica educativa (utilização de kits KUBO Robotics) turma A1
Apresentação
Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Transição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Plano de Capacitação Digital de Docentes, encontra-se estruturada de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências consignadas nas áreas previstas no DigCompEdu Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, está desenhada para realização em regime a distância, b-learning, tirando partido das vantagens deste regime de formação no contexto pandémico em que foi criada e visa o desenvolvimento de competências no domínio da Robótica Educativa como suporte de Aprendizagem Criativa.
Destinatários
Professores dos Grupo 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupo 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupo 100 e 110.
Objetivos
Conhecer diferentes metodologias de aprendizagem ativa.Promover, em contexto de sala de aula/escolar, a realização de atividades interativas, colaborativas e incentivadoras da criatividade. Conhecer e utilizar ferramentas de programação por blocos adequadas ao Ensino Básico. Desenhar soluções codificadas articulando o pensamento computacional com áreas curriculares do Ensino Básico e programar as respetivas soluções em ferramentas de programação por blocos. Desenhar e aplicar um projeto de Robótica Educativa no seu contexto de sala de aula/escolar, utilizando os conjuntos KUBO Coding Starter Set. Avaliar metodologias e estratégias associadas a um projeto de Robótica Educativa no seu contexto de sala de aula/escolar.
Conteúdos
A. Aprendizagem Criativa (5 horas) Metodologias e estratégias de aprendizagens ativas e avaliação - Project Based Learning, Problem Based Learning, GameBased Learning, Inquiry Based Learning, Pair Programming. B. Competências para o Séc. XXI e Pensamento Computacional (5 horas) Pensamento Computacional: Conceitos, caraterísticas e objetivos. Atividades de pensamento computacional. C. Ferramentas de Programação para Crianças e Jovens - Robótica Educativa (5 horas) Ferramentas de programação por blocos adaptadas ao Ensino Básico: Principais ferramentas de programação por blocos para crianças e jovens e suas caraterísticas. Exploração de ferramentas de programação por blocos de acordo com as necessidades dos formandos. Planificação e conceção de recursos, utilizando as ferramentas de programação exploradas, promotores do pensamento computacional. D. Projeto (10 horas) Estratégias e modalidades de avaliação. Reflexão crítica sobre o desenvolvimento de projeto suportado por metodologia de aprendizagem ativa, articulando a programação com áreas curriculares, e respetiva implementação em contexto do ensino básico.
Metodologias
As metodologias incluirão método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos. Haverá abordagem teórica; Planificação da ação a realizar; Adaptação da atividade ao contexto de cada professor; Aplicação da atividade por cada professor; Análise dos processos e dos produtos; Avaliação do trabalho desenvolvido; Conclusões. Momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas configura espaços de partilha de experiência sobre a aplicação da proposta, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos. Adaptação das atividades construídas de forma a se adequar ao contexto de cada docente. Em seguida, haverá a aplicação na sala de aula de cada professor dessas atividades. Os formandos terão suporte dos formadores online se necessário. Reportarão depois a forma como decorreu a aplicação dessas atividades nos seus contextos.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos
Bibliografia
Martinez, S. L., & Stager, G. (2013). Invent To Learn: Making, Tinkering, and Engineering in the Classroom. Construção de conhecimento.Banzi, M. (2014). Make: Getting Started with Arduino. Maker Media, Inc.Resnick, M. (2017). Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. The MIT Press.Chauhan, D. S. (2015). Robotics: A Project-Based Approach. Oxford University Press.Bers, M. U. (2017). Coding as a Playground: Programming and Computational Thinking in the Early Childhood Classroom. Routledge.
Formador
José Fernando Ribas Chicória
Andreia Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |