
Contributo para a personalização e diversidade pelos professores autores na plataforma MILAGE. turma A1
Apresentação
Pretende-se explorar a produção de conteúdos educativos na plataforma MILAGE. Nesta ação, os professores desenvolvem competências digitais com vista à produção de recursos educativos que disponibilizam na plataforma MILAGE de modo a serem usados por todos os professores e alunos, contribuindo, assim, para uma comunidade de partilha com recursos que podem personalizados às necessidades dos alunos e de maior diversidade. Os professores autores ficam capacitados para orientarem os seus alunos na produção de recursos a partilhar na referida plataforma, viabilizando o desenvolvimento de competências do século XXI, com a particularidade de que os recursos desenvolvidos pelos alunos ficam disponíveis para serem utilizados por todos, alunos e professores. A produção dos recursos educativos por professores e alunos autores para a plataforma MILAGE potencia a utilização da plataforma MILAGE, gratuita, e a introdução de práticas pedagógicas inovadoras, para melhorar o desempenho dos alunos que se transformam em construtores das suas aprendizagens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
1. Explorar a app MILAGE na vertente professor com vista à produção de conteúdos. 2. Elaborar e aplicar recursos didáticos direcionados para a aprendizagem dos alunos. 3. Refletir sobre o papel do professor, enquanto autor de conteúdos, e a personalização do ensino. 4. Refletir sobre o contributo da produção de conteúdos pelos alunos para a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de competências do século XXI. 5. Promover o trabalho de projeto no âmbito da produção de conteúdos. 6. Construir uma comunidade de partilha de recursos entre professores e alunos. 7. Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para a construção de recursos didáticos.
Conteúdos
Módulo 1: Criação de conteúdos para a aplicação MILAGE APRENDER+ (2h online síncrona + 5h assíncronas) Síncrono (2h) Apresentação do formador, dos formandos e do curso de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma. Criação das questões e das respetivas resoluções e critérios de classificação. Realização de atividades orientadas no âmbito das Aprendizagens Essenciais com recurso a conteúdos originais ou adaptados, a disponibilizar na aplicação, visando a qualidade das aprendizagens com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+. Assíncrono (5h) Desenho e preparação de um recurso educativo com 4 atividades. Partilha e reflexão em ambiente colaborativo. Curadoria das propostas pelos pares. Módulo 2: Introdução às ferramentas para a produção de vídeos (2h síncronas + 7h assíncronas) Síncrono (2h) Introdução às ferramentas para a produção de vídeos, capacidades avançadas de edição de vídeos. Assíncrono (7h) Criação dos vídeos explicativos para as atividades propostas no Módulo 1. Partilha e reflexão em ambiente colaborativo. Curadoria das propostas pelos pares. Módulo 3: Integração de conteúdos na plataforma MILAGE APRENDER+ (2h síncronas + 3h assíncronas) Processo de integração de conteúdos na plataforma MILAGE APRENDER+: Criação e edição de fichas e questões. Módulo 4: Construção de recursos educativos para implementação de cenários de aprendizagem de diferenciação pedagógica mediados pela plataforma MILAGE APRENDER+ (25h assíncronas) A plataforma MILAGE promove a diferenciação pedagógica e a disponibilização de recursos educativos de qualidade por forma a incluir todos os alunos ao ser possível disponibilizar recursos com diferentes níveis de dificuldade: inicial, intermédia e avançada. Após a produção de um primeiro recursos de grau de dificuldade inicial, no módulo 4 os formandos constroem dois recursos educativos com 4 atividades em cada com graus de dificuldade intermédia e avançada para apoiar a implementação de cenários de aprendizagem de diferenciação pedagógica. Assíncrono A (12h30) Construção de um recurso educativo com grau de dificuldade intermédia. Partilha e reflexão em ambiente colaborativo. Curadoria das propostas pelos pares. Assíncrono B (12h30) Construção de um recurso educativo com grau de dificuldade avançada. Partilha e reflexão em ambiente colaborativo. Curadoria das propostas pelos pares. Módulo 5: Apresentação, discussão e reflexão dos produtos da formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar do relatório individual de reflexão crítica. (2h síncronas + 2h assíncronas).
Metodologias
A ação desenrolar-se-á ao longo de um período letivo, repartindo-se em 4 sessões online síncronas e 6 sessões online assíncronas intercaladas, perfazendo um total de 50 horas. Sessões online síncronas, realizadas em videoconferência, onde serão apresentados os conteúdos de referência através de: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Sessões assíncronas nas quais, com orientação e acompanhamento do formador realizam as tarefas propostas nas sessões síncronas, aprofundam os temas abordados e colocam em prática as aprendizagens efetuadas, elaborando recursos para a plataforma MILAGE APRENDER+.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de forma contínua, ao longo do processo de formação, tendo em conta o seu envolvimento, empenho e capacidade crítica, nomeadamente através de trabalhos solicitados destacando-se os recursos didáticos construídos para a disciplina e disponibilizados à comunidade de professores na plataforma MILAGE APRENDER+. No final da formação os formandos deverão realizar um trabalho individual que consistirá num relatório reflexivo sobre o trabalho empreendido e as suas implicações ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional, nomeadamente no desenvolvimento de competências digitais e de resolução de problemas, na aquisição dos conhecimentos, na eficácia da gestão do currículo e melhoria da sua prática letiva. Os parâmetros e critérios a utilizar são: participação nas sessões síncronas (10%), conteúdos produzidos (70%), relatório de reflexão crítica (20%)
Bibliografia
Carvalho, C., & Lima, C. (2019). Teacher training and mobile technologies at school: Reflections on the supports of a formative proposal. Sisyphus Journal of Education, 7(1), pp. 46-61. doi:DOI: https://doi.org/10.25749/sis.15364Leptokaridou, E. T., Vlachopoulos, S. P., and Papaioannou, A.G. (2016). Experimental longitudinal test of the influence of autonomy-supportive teaching on motivation for participation in elementary school physical education. Educational Psychology, 36(7), 1138-1159.Reeve, J. (2006). Teachers as facilitators: What autonomy-supportive teachers do and why their students benefit. The Elementary School Journal, 106, 225236Sanches, L. L. (2017). As potencialidades das TIC no combate ao insucesso e abandono escolar no ensino básico (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa. Obtido de http://hdl.handle.net/10451/31558Wang, J. C. K., Ng, B. L., Liu, W. C., and Ryan, R. M. (2016). Can being autonomy-supportive in teaching improve students self-regulation and performance?. In W. C. Liu, J. C. K. Wang, at R. M. Ryan (Eds.), Building Autonomous Learners (pp. 227-243). Singapore: Springer.
Formador
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online assíncrona |
6 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online assíncrona |
7 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 18-12-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
10 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
11 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
12 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online assíncrona |
13 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
14 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
15 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
16 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
17 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online assíncrona |
18 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |