Criação e edição de vídeo turma A1
Apresentação
Nas escolas, os professores vivem rodeados de tecnologia. A aquisição de competências e diferentes instrumentos pedagógico-didáticos adequados ao meio que os rodeiam é cada vez mais importante. A utilização do vídeo evidencia grandes potencialidades de utilização no dia-a-dia de um professor, nas diferentes tarefas que este desempenha. Criar e editar vídeo, proporcionará a cada professor novos instrumentos de utilização diária no processo de ensino aprendizagem. Desta forma, o professor poderá usufruir desta tecnologia e todas as suas potencialidades para melhorar o seu desempenho profissional. Assim sendo, esta formação visa criar condições para a formação contínua de professores no âmbito da utilização do vídeo nos processos de ensino aprendizagem e a efetiva utilização dos meios disponíveis, com a exploração de funções de criação e edição.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas que os tornem capazes de utilizar ferramentas de manipulação de imagens, animações, áudio e vídeo. Editar vídeos com áudio e exportar para diferentes plataformas. Adquira técnicas básicas de edição e sequência da montagem, na utilização da linha do tempo, transições e efeitos de vídeo e áudio.
Conteúdos
Personalização da interface/ambiente de trabalho. Configuração de projetos. Captação e importação de áudio, imagens e vídeos. Linha de tempo. Faixas. Texto. Efeitos. Formas. Transições. Animações. Filtros/Cores. Chroma Key. Exportação/formatos.
Metodologias
Para a consecução dos objetivos acima enunciados, o programa de formação vai ser operacionalizado em sessões teórico-práticas, no âmbito das quais, as sessões teóricas, devem ser abordadas as temáticas enunciadas no ponto anterior e nas sessões práticas, com a criação de trabalhos de vídeo. Todas as sessões serão realizadas presencialmente, com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Trabalhos práticos efectuados nas sessões presenciais e reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores Excelente.
Bibliografia
Criação e edição de vídeo. (2024). Obtido de CapCut: https://www.capcut.com/pt-br/
Formador
Luís Miguel Nunes Carneiro