Pensamento Computacional na Matemática turma A1

Apresentação

A integração do Pensamento Computacional (PC) nos documentos curriculares de matemática para o ensino básico e secundário é relevante, uma vez que visa o desenvolvimento de um conjunto de capacidades, ao mesmo tempo em que pode contribuir para a exploração e discussão de matemática a partir de tarefas poderosas e bem estruturadas. Em resumo, a integração do PC nos currículos de matemática visa proporcionar aos alunos um conjunto de habilidades essenciais para enfrentar os desafios do século XXI. Para que essa integração seja plena, é preciso que exista uma intencionalidade do professor, tanto na criação (ou adaptação) de tarefas, quanto na forma como elas serão desenvolvidas e conduzidas. Dessa forma, será crucial reforçar a intencionalidade no desenvolvimento de práticas e conceitos do pensamento computacional, criando uma oportunidade única de repensar atividades matemáticas com significado. A assimilação dos conceitos e práticas do PC não será simples. Apesar de parecer com a matemática, a estrutura é diferente e, consequentemente, é pertinente que o professor de Matemática se aproprie dos conceitos e práticas inerentes ao PC para melhorar os conhecimentos de modo a proporcionar aos alunos um envolvimento mais ativo nas suas aprendizagens.

Destinatários

Professores do Grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.

Objetivos

Reconhecer a importância da utilização do PC no ensino da Matemática. Aprender o que é o PC, quais as suas competências e que tipo de atividades podem fazer sem envolver o uso do computador. Utilizar ferramentas digitais de fácil acesso (google sheets/excel, geogebra, Scratch, google colab ), como facilitador da aprendizagem Matemática e promotoras do PC. Aprender conceitos básicos de programação utilizadas pelas ferramentas digitais. Proporcionar tarefas com a clara intenção de promover o desenvolvimento do PC, numa articulação entre aprendizagens essenciais da matemática Desenvolver capacidades que permitam a pesquisa, reflexão, alteração e produção, de forma autónoma, de atividades para exploração de conteúdos e desenvolvimento de capacidades dos alunos, de modo a ficarem preparados para o uso desta ferramenta nas suas aulas.

Conteúdos

Enquadramento teórico sobre a importância do PC. Conhecer as cinco práticas associadas ao PC: abstração, decomposição, reconhecimento de padrões, algoritmia e depuração. Explorar de ideias e conceitos, integrando o PC como alavanca para a compreensão e resolução de problemas. Recorrer à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica e a aplicativos digitais diversos, incluindo o PC como forma de promover o raciocínio dedutivo e lógica matemática. Desenvolver do PC com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. Resolver propostas presentes em guiões de aprendizagem autónoma seguindo múltiplas abordagens dos diferentes conteúdos e criação de ferramentas próprias; Explorar e criar material didáctico.

Avaliação

É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das horas presenciais. A avaliação dos formandos docentes nas ações do CFAE_PPP é contínua, será valorizada a participação ativa no desenvolvimento das tarefas propostas nas diferentes sessões de trabalho, os trabalhos práticos realizados, o trabalho final e sua apresentação. Para mais esclarecimentos sugere‐se a consulta do Regulamento Interno do CFAE_PPP https://cfaeppp.esvilela.pt/images/artigos/legislacao/NovoRIcomAlteracoes13_janeiro2017.pdf com especial atenção para o capítulo dedicado à Avaliação dos formandos docentes. Serão respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio e a regulamentação do CCPFC.

Bibliografia

Ministério da Educação. Aprendizagens essenciais do 3.º ciclo e secundário.O Pensamento Computacional no currículo de Matemática, Rui Gonçalo Espadeiro (2021), Educação e Matemática, 162, 5-10Pensamento Computacional, Jeannette M. Wing (2021), Educação e Matemática, 162, 2-4O GeoGebra na Resolução de Problemas: diferentes abordagens e suas potencialidades, Hélia Jacinto, Educação e Matemática, 130, 60-63• Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Ponte, J. P., Quaresma, M., & Pereira, J. M. (2020), Educação e Matemática, 156, 7-11.

Formador

Ana Paula Santos Machado

Início: 30-10-2024
Fim: 05-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125850/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Penafiel