Perturbação do Espetro do Autismo: Da Intervenção Precoce à Intervenção Escolar na Educação Inclusiva turma A1

Apresentação

Este plano de formação visa atender a uma necessidade crescente nas escolas de promover a inclusão e o desenvolvimento integral de alunos do espetro autista. A seguir, destacam-se os principais problemas e necessidades que justificam a realização desta formação: aumento da prevalência de autismo, pois o número de diagnósticos de autismo tem aumentado significativamente nos últimos anos, o que exige que as escolas estejam preparadas para receber e apoiar esses alunos de maneira adequada. Daí surge a necessidade de conhecimento específico e muitos professores e profissionais da educação carecem de conhecimentos específicos sobre as características do espetro autista e as melhores práticas para a sua inclusão e intervenção eficaz. Para uma intervenção precoce é preciso saber identificar sinais precoces de autismo e implementar intervenções adequadas desde a infância pois é crucial para o desenvolvimento das crianças autistas. Os desafios na comunicação e interação são diversos e as crianças autistas frequentemente enfrentam dificuldades na comunicação e na interação social. Os professores precisam de estratégias específicas para facilitar a comunicação e promover a interação inclusiva no ambiente escolar. É essencial promover o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais dos alunos autistas. A constante atualização e capacitação dos professores são necessárias para acompanhar as novas pesquisas e práticas em educação inclusiva e autismo. A formação proporciona aos professores o conhecimento e as ferramentas necessários para enfrentar os desafios associados à inclusão de alunos do espetro autista, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e eficaz para todos os estudantes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

1.Reconhecer os princípios e valores que estão na base da Educação Inclusiva e Equitativa; 2.Conhecer o conceito de Perturbação do Espetro do Autismo e proposta de metodologias de intervenção; 3.Compreender as características e necessidades dos alunos do espetro autista; 4.Identificar sinais precoces de autismo e reconhecer a importância da intervenção precoce em contexto escolar; 5.Desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas no ambiente escolar; 6.Promover a colaboração entre a escola, a família e outros profissionais/técnicos para uma educação inclusiva

Conteúdos

Módulo 1: Introdução ao Autismo e Educação Inclusiva (5 horas): Exposição dos princípios e valores da educação inclusiva e equitativa; Definição e características do espetro autista; Compreensão das necessidades específicas dos alunos autistas; Mitos e realidades sobre o autismo e a inclusão escolar. Módulo 2: Identificação e Intervenção Precoce (5 horas): Caracterizar sinais precoces de autismo; Explorar a importância da intervenção precoce; Estratégias eficazes de intervenção precoce; Apresentação de estudos de caso e discussão. Módulo 3: Estratégias Pedagógicas Inclusivas (7 horas): Planeamento de atividades inclusivas; Exploração de medidas educativas, com base na legislação de suporte à aprendizagem e à inclusão: Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho; Utilização de recursos visuais e tecnologias assistivas; Adaptação do ambiente físico e social; Apresentação de estudos de caso práticos e role-playing. Módulo 4: Intervenção no Ambiente Escolar (5 horas): Promoção de habilidades sociais e emocionais; Regulação e mediação de comportamentos desafiantes; Estruturação de rotinas e atividades diárias; Colaboração com a equipa multidisciplinar. Módulo 5: Colaboração Escola-Família (3 horas): Importância da colaboração entre escola e família; Estratégias para envolver a família no processo educativo; Ferramentas de comunicação eficazes; Reflexão e desenvolvimento de um plano de ação colaborativo

Metodologias

Ao longo das sessões, desta formação, serão predominantemente teórico-práticas, aulas expositivas: apresentação de conceitos teóricos e práticas. Reflexão em grupo sobre práticas e partilha de experiências. Atividades práticas: Role-playing, estudos de caso, e discussão. Utilização de recursos audiovisuais: Vídeos e ferramentas tecnológicas. Trabalho colaborativo: Elaboração de planificação de atividades, em grupo, adequadas aos vários perfis das crianças com autismo à luz da educação inclusiva.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formanda/o será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

1. Associação Americana de Psiquiatria. (2014). Manual Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed.2. Nogueira, R. (2019). Manual de Educação Inclusiva para Crianças do Espetro Autista. Lisboa: Edições Sílabo.3. Pereira, A. (2016). Intervenção Precoce no Autismo. Lisboa: Texto Editores.4. Silva, A. P., & Mendes, C. (2018). Neurociência Social e Autismo: Perspetivas e Desafios. Porto: Porto Editora.5. Teixeira, C., & Almeida, J. (2018). Autismo: Estratégias de Intervenção na Escola. Porto: Porto Editora.

Observações

Concluída na ULU

Formador

Rosa Maria Martins Campos

Início: 04-11-2024
Fim: 09-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127624/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Regime e-learning