Estratégias ativas de aprendizagem nas Ciências Sociais e Humanas turma A1
Apresentação
O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), previa o desenvolvimento de um projeto-piloto na área das estratégias ativas de aprendizagem, com um possível alargamento a todas as escolas. Neste contexto, a Direção-Geral da Educação considerou necessário o desenvolvimento de um programa de formação, onde se abordaram modos de implementação de manuais digitais e de outros recursos digitais, fundamentalmente focados nas metodologias de ensino e numa pedagogia centrada nos alunos. Esta formação pretende direcionar a aplicação deste projeto nas disciplinas ligadas às Ciências Sociais e Humanas. As Ciências Sociais e Humanas enfrentam desafios significativos na adaptação às novas tecnologias educacionais e às metodologias de aprendizagem ativa. Há uma necessidade urgente de capacitar os professores dessas disciplinas para integrarem eficazmente as tecnologias digitais e estratégias pedagógicas inovadoras, de modo a fomentar o pensamento crítico, a colaboração e o envolvimento dos alunos. Esta formação responde à necessidade de atualização contínua dos docentes, promovendo práticas educativas mais dinâmicas e relevantes para os contextos atuais de ensino-aprendizagem. Pretende-se que a integração dos manuais digitais e de outras ferramentas se efetue de modo a criar rotinas e procedimentos diários, para efetivar práticas de ensino e de aprendizagem centradas nos alunos. Esta capacitação não se deve focar exclusivamente no âmbito das competências digitais e na utilização de plataformas de recursos, mas também na área das metodologias, pedagogias e práticas inovadoras em sala de aula.
Destinatários
Professores dos Grupos 400, 410, 420 e 430
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 400, 410, 420 e 430. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 400, 410, 420 e 430.
Objetivos
Aliar o conhecimento científico, instrumental e processual ao aprofundamento no domínio da utilização das novas tecnologias aplicadas a estratégias ativas de aprendizagem; Envolver os docentes na implementação de estratégias ativas de aprendizagem, de acordo com os passos metodológicos associados, recorrendo a ferramentas digitais; Capacitar os professores das disciplinas do departamento de Ciências Sociais e Humanas no uso das TIC e TIG para enriquecer os processos de ensino/aprendizagem; Fomentar o desenvolvimento de estratégias ativas de aprendizagem que promovam a participação dos alunos e a construção do conhecimento. - Promover a integração curricular das ferramentas digitais, alinhando-as com os conteúdos programáticos das disciplinas do departamento de Ciências Sociais e Humanas; Incentivar a reflexão sobre o potencial das ferramentas digitais na promoção das disciplinas do departamento de Ciências Sociais e Humanas.
Conteúdos
Módulo 0 - Apresentação. Introdução - Ecossistemas digitais e Manuais Digitais - Apresentação dos participantes e da oficina de formação - Ecossistemas digitais de ensino e de aprendizagem - Manuais digitais na educação: potencialidades e constrangimentos em projetos anteriores Módulo 1 - Metodologias de aprendizagem ativa - Conceito de aprendizagem ativa. - Métodos e estratégias de aprendizagem ativa. - Reflexão sobre potencialidades e desafios das abordagens de aprendizagem ativa. - Exploração de práticas de aprendizagem ativa com recurso a tecnologias e manuais digitais. Módulo 2 - Avaliação para a melhoria das aprendizagens. - Princípios da avaliação pedagógica - Monitorização e acompanhamento das aprendizagens dos alunos - Exemplos de práticas de avaliação pedagógica Módulo 3 - Portefólios digitais - Conceito de portefólio digital - Potencialidades dos portefólios digitais em contexto escolar - Conceção e implementação de portefólios - Avaliação de um portefólio digital Módulo 4 - Conceção e implementação de atividades de aprendizagem ativa - Planificação de atividades de aprendizagem ativa com recurso a plataformas tecnológicas e/ou a manuais escolares digitais - Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa - Partilha e colaboração entre pares - resolução de problemas e redefinição de estratégias Módulo 5 - Apresentação e reflexão sobre a implementação - - Autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido - Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos - Reflexão final sobre a ação de formação
Avaliação
A avaliação dos formandos será realizada de forma contínua e formativa, considerando a participação nas atividades propostas, o envolvimento nas discussões e a qualidade dos trabalhos autónomos desenvolvidos. Serão fornecidos feedbacks individuais para apoiar o desenvolvimento profissional dos participantes. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Os formandos serão avaliados de acordo com a participação, apresentação do trabalho autónomo e trabalho final realizado, de acordo com os critérios definidos, classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.
Bibliografia
European Commission.Moran, José Manuel.Borges, Valdecir Ferreira et al.Pacheco, José Augusto, & Santos, Ana Paula.Cardoso, Carlos et al. (2019). Ensino e Aprendizagem Ativos com Tecnologias Digitais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Formador
Carlos Vieira Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |