Aprender matemática com recurso ao GeoGebra turma A1
Apresentação
Numa comunidade cada vez mais tecnológica, criativa e inovadora, a continuação das metodologias de ensino tradicionais enfrenta diversas dificuldades, entre elas, o desinteresse dos alunos pelas tarefas de sala de aula. Nesse sentido, os professores são desafiados para encontrarem novas formas de envolverem e predisporem os alunos para a Matemática. Neste contexto, é natural que o uso do Geogebra, com a orientação do professor, vá permitir aos alunos explorar todos os domínios da Matemática e proporcionar momentos de aprendizagens essenciais da matemática dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Vai de encontro às novas aprendizagens essenciais que refere: Usar um ambiente de geometria dinâmica, como o GeoGebra, para mostrar que e Proporcionar o uso de um ambiente de geometria dinâmica (AGD) e ainda refere que recurso a ambientes de geometria dinâmica, como o GeoGebra, favorece a compreensão das propriedades e relações.. Assim, é pertinente que o professor de Matemática melhore os conhecimentos na utilização/construção de objetos dinâmicos, de modo a proporcionar aos alunos um envolvimento mais ativo nas suas aprendizagens.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 230
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230.
Objetivos
Reconhecer a importância da utilização do Geogebra no ensino da Matemática; Utilizar o Geogebra como software dinâmico facilitador da aprendizagem; Explorar potencialidades de applets para a compreensão de conceitos matemáticos, resolução de problemas, exploração de tarefas, construção de recursos próprios e avaliação formativa das práticas; Desenvolver capacidades que permitam a pesquisa, reflexão, alteração e produção, de forma autónoma, de atividades para exploração de conteúdos e desenvolvimento de capacidades dos alunos
Conteúdos
Enquadramento teórico sobre a importância de ensinar Matemática com recurso a software de Geometria Dinâmica (Geogebra); Explorar as ferramentas pré‐definidas do Geogebra, resolver propostas presentes em guiões de aprendizagem autónoma seguindo múltiplas abordagens dos diferentes conteúdos e criação de ferramentas próprias; Explorar e criar material didático, incluindo applets, reconhecendo as potencialidades do Geogebra para o ensino dos diferentes domínios constantes das aprendizagens essenciais; Construção, partilha e apresentação de um GeogebraBook, conhecer as suas aplicações e funcionalidades. Utilizar applets do Geogebra no telemóvel.
Avaliação
É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das horas presenciais. A avaliação dos formandos docentes nas ações do CFAE_PPP é contínua, será valorizada a participação ativa no desenvolvimento das tarefas propostas nas diferentes sessões de trabalho, os trabalhos práticos realizados, o trabalho final e sua apresentação. Para mais esclarecimentos sugere‐se a consulta do Regulamento Interno do CFAE_PPP https://cfaeppp.esvilela.pt/images/artigos/legislacao/NovoRIcomAlteracoes13_janeiro2017.pdf com especial atenção para o capítulo dedicado à Avaliação dos formandos docentes. Serão respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio e a regulamentação do CCPFC.
Bibliografia
Veloso, Eduardo (1998), Geometria Temas atuais: materiais para professores, Instituto de Inovação Educacional.NCTM (2007), Princípios para a Matemática Escolar, APMhttps://pt.wikipedia.org/wiki/GeoGebrahttps://wiki.geogebra.org/pt/ManualCássio, J. (2019). Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra. Obtido de https://www.geogebra.org/m/hsXHDRX7
Formador
Ana Paula Santos Machado
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 04-02-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 25-02-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 04-03-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 11-03-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 18-03-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 22-04-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 9 | 20-05-2026 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |