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Expressão Plástica – do papel ao mural turma A1

Apresentação

Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética. Sendo o graffiti uma ferramenta de expressão visual e política, esta iniciativa busca a abordagem temática de uma forma lúdica, educativa e criativa, envolvendo os formandos e desafiando-os a participar em atividades diversas: experiências com as técnicas do grafite, projetos temáticos com o intuito de grafitar muros e paredes do espaço escolar. Paredes e muros são desta forma tidos como matérias-primas do graffiti para a transmissão de mensagens e ideias para/sobre a comunidade escolar e envolvente. Esta ação pretende sensibilizar os professores para a aprendizagem das técnicas de pintura em diferentes suportes técnicos. Enriquecer através da composição e de cor a elaboração da pintura na área das expressões visuais. A aplicação das diversas técnicas de pintura pelos docentes poderá desenvolver novas capacidades de expressão junto dos alunos e fomentar o trabalho em grupo.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 530 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530 e 600.

Objetivos

- Sensibilizar os formandos para a importância da comunicação visual/estímulos visuais, motivando-os para a criação de espaços promotores de bem-estar e equilíbrio; - Envolver os formandos na animação visual dos espaços escolares; - Dotar os docentes de conhecimentos e competências essenciais em diversas áreas e técnicas da expressão plástica: - Promover a exploração de diferentes técnicas e materiais; - Partilhar saberes, experiências e sensibilidades; - Produzir painéis e/ou murais exemplificativos da aplicação da Expressão Plástica nas diversas áreas de conteúdo. - Promover a transversalidade da expressão plástica nas restantes áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Conteúdos

INTRODUÇÃO Apresentação da ação de formação, discussão dos critérios de avaliação e indicação do material necessário para as sessões. - Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais de desenho e pintura: grafite, carvão vegetal; pastel seco; tinta acrílica; spray e tinta esmalte acrílica; - Desafios em diferentes suportes para as seguintes técnicas: pintura acrílica; graffiti e mural; - Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em papel, cartão e parede/muro segundo o método projetual. DESENHO ✓ Grafite sobre papel; ✓ Método da quadricula (ampliação do desenho); ✓ Carvão sobre papel/cartão/tela. PINTURA ✓ Pastel seco sobre papel/cartão/tela/parede; ✓ Tinta acrílica sobre cartão/tela; ✓ Pintura com spray para criar um graffiti sobre cartão ou outro suporte; ✓ Pintura com tinta esmalte acrílica acrílica. STENCIL ✓ Criar stencils para o painel e mural; Projeto Final ✓ Criar em grupo um projeto para um mural; ✓ Realizar um mural com spray e tinta esmalte aquosa acrílica; ✓ Análise do processo de trabalho e dos resultados obtidos e avaliação.

Metodologias

COMPONENTE TEÓRICA: ✓ Apresentação de projetos de graffiti e murais; ✓ Apresentação de roteiros pré-definidos no Porto e Matosinhos com a Arte Urbana; ✓ Apoio teórico sobre a aplicação de técnicas para criar um painel sobre cartão; ✓ Apoio teórico sobre a aplicação de spray e tinta esmalte aquosa acrílica para criar um mural. COMPONENTE PRÁTICA: ✓ Realização pelos formandos de pequenos exercícios de expressão plástica/ experienciar técnicas de expressão (carvão vegetal, pastel seco; tinta acrílica, spray e tinta de esmalte aquosa acrílica); ✓ Realização de um pequeno painel com aplicação da técnica mista: carvão, pastel seco, tinta acrílica e spray); ✓ Projeto final- Realização pelos formandos de um mural (trabalho de grupo).

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

BARRETT, Maurice. (1979). Educação em Arte – Uma Estratégia para a Estruturação de um Curso. Editorial Presença.CALVO, Ana. (2006). Técnicas e Conservação de Pintura. Editora Civilização.Hays, Colin. (1980).Guia Completa de Pintura y Dibujo, Técnicas y Materiales. Editora Hermann Blume. Madrid.MAYER, Ralph. (2002). Manual do Artista de Técnicas e Materiais. Editora Martins Fontes. São Paulo.ROBINS, Deri; NICHOLSON, Sue. (2007). O Grande Manual Das Artes. Girassol Edições, Lda. Sintra.

Formador

Luís Pinheiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-03-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 26-03-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
3 23-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
4 30-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
5 07-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
6 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
7 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 19-03-2025
Fim: 21-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126511/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AE Lordelo

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