Expressão Plástica do papel ao mural turma A1
Apresentação
Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética. Sendo o graffiti uma ferramenta de expressão visual e política, esta iniciativa busca a abordagem temática de uma forma lúdica, educativa e criativa, envolvendo os formandos e desafiando-os a participar em atividades diversas: experiências com as técnicas do grafite, projetos temáticos com o intuito de grafitar muros e paredes do espaço escolar. Paredes e muros são desta forma tidos como matérias-primas do graffiti para a transmissão de mensagens e ideias para/sobre a comunidade escolar e envolvente. Esta ação pretende sensibilizar os professores para a aprendizagem das técnicas de pintura em diferentes suportes técnicos. Enriquecer através da composição e de cor a elaboração da pintura na área das expressões visuais. A aplicação das diversas técnicas de pintura pelos docentes poderá desenvolver novas capacidades de expressão junto dos alunos e fomentar o trabalho em grupo.
Destinatários
Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530 e 600.
Objetivos
- Sensibilizar os formandos para a importância da comunicação visual/estímulos visuais, motivando-os para a criação de espaços promotores de bem-estar e equilíbrio; - Envolver os formandos na animação visual dos espaços escolares; - Dotar os docentes de conhecimentos e competências essenciais em diversas áreas e técnicas da expressão plástica: - Promover a exploração de diferentes técnicas e materiais; - Partilhar saberes, experiências e sensibilidades; - Produzir painéis e/ou murais exemplificativos da aplicação da Expressão Plástica nas diversas áreas de conteúdo. - Promover a transversalidade da expressão plástica nas restantes áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.
Conteúdos
INTRODUÇÃO Apresentação da ação de formação, discussão dos critérios de avaliação e indicação do material necessário para as sessões. - Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais de desenho e pintura: grafite, carvão vegetal; pastel seco; tinta acrílica; spray e tinta esmalte acrílica; - Desafios em diferentes suportes para as seguintes técnicas: pintura acrílica; graffiti e mural; - Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em papel, cartão e parede/muro segundo o método projetual. DESENHO ✓ Grafite sobre papel; ✓ Método da quadricula (ampliação do desenho); ✓ Carvão sobre papel/cartão/tela. PINTURA ✓ Pastel seco sobre papel/cartão/tela/parede; ✓ Tinta acrílica sobre cartão/tela; ✓ Pintura com spray para criar um graffiti sobre cartão ou outro suporte; ✓ Pintura com tinta esmalte acrílica acrílica. STENCIL ✓ Criar stencils para o painel e mural; Projeto Final ✓ Criar em grupo um projeto para um mural; ✓ Realizar um mural com spray e tinta esmalte aquosa acrílica; ✓ Análise do processo de trabalho e dos resultados obtidos e avaliação.
Metodologias
COMPONENTE TEÓRICA: ✓ Apresentação de projetos de graffiti e murais; ✓ Apresentação de roteiros pré-definidos no Porto e Matosinhos com a Arte Urbana; ✓ Apoio teórico sobre a aplicação de técnicas para criar um painel sobre cartão; ✓ Apoio teórico sobre a aplicação de spray e tinta esmalte aquosa acrílica para criar um mural. COMPONENTE PRÁTICA: ✓ Realização pelos formandos de pequenos exercícios de expressão plástica/ experienciar técnicas de expressão (carvão vegetal, pastel seco; tinta acrílica, spray e tinta de esmalte aquosa acrílica); ✓ Realização de um pequeno painel com aplicação da técnica mista: carvão, pastel seco, tinta acrílica e spray); ✓ Projeto final- Realização pelos formandos de um mural (trabalho de grupo).
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
BARRETT, Maurice. (1979). Educação em Arte Uma Estratégia para a Estruturação de um Curso. Editorial Presença.CALVO, Ana. (2006). Técnicas e Conservação de Pintura. Editora Civilização.Hays, Colin. (1980).Guia Completa de Pintura y Dibujo, Técnicas y Materiales. Editora Hermann Blume. Madrid.MAYER, Ralph. (2002). Manual do Artista de Técnicas e Materiais. Editora Martins Fontes. São Paulo.ROBINS, Deri; NICHOLSON, Sue. (2007). O Grande Manual Das Artes. Girassol Edições, Lda. Sintra.
Formador
Luís Pinheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |