Criação de aplicações para dispositivos móveis com o MIT App Inventor turma A1

Apresentação

Segundo as novas Aprendizagens Essenciais de TIC para o 9.º ano, em vigor de acordo com o previsto no artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, faz parte do domínio Criar e Inovar «…Explorar os conceitos de programação para dispositivos móveis; Produzir, testar e validar aplicações para dispositivos móveis que correspondam a soluções para o problema enunciado». Com base nesta necessidade, optou-se por oferecer esta ação de formação.

Destinatários

Professores do Grupo 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550.

Objetivos

Caracterizar as noções fundamentais de desenvolvimento de aplicações. Desenhar interfaces e analisar o aspeto gráfico e usabilidade de aplicações móveis. Criar e testar aplicações para Android recorrendo à plataforma MIT App Inventor. Utilizar bibliotecas correntes na implementação de serviços. Integrar aplicações com outros serviços web.

Conteúdos

1. Introdução ao curso • Apresentação do curso e dos seus objetivos. • Conceitos básicos de Algoritmia e da sua Aplicação. 2. Design e desenvolvimento de aplicações móveis • Arquitetura, design e desenvolvimento de aplicações móveis • Sistemas operativos, plataformas de desenvolvimento • Noções gerais relativas ao meio mobile • Linguagens de programação • Redes e segurança • Interfaces e usabilidade • Localização, mapas e sensores • Gestão de dados e opções de armazenamento • Processamento de informação introduzida pelo utilizador • Média e conteúdos dinâmicos • Diferenças entre uma aplicação, um site e um híbrido • Interação com servidores e web. 3. Encerramento da formação • Apresentação dos trabalhos realizados e discussão sobre a sua aplicação prática em contexto de sala de aula. • Reflexão final sobre o curso: Discussão sobre as principais aprendizagens e experiências adquiridas.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

• DGE. Homologação das Novas Aprendizagens Essenciais de Tecnologias da Informação e Comunicação para o 9.º ano, https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/tic_3c_9a_ff.pdf, visualizado em 2024• MIT, MIT App Inventor, https://appinventor.mit.edu/, visualizado em 2024.• Coelho, P., (2018). Construção de Aplicações Móveis Híbridas com PhoneGap, FCA Editora.• Roque, E., Filipe, H., Xambre, L., (2023). TecnIC, Porto Editora.• Ledesma, F., Nunes, C., (2023), Login9, ASA.

Formador

Luís Filipe Amorim da Costa Santos Moreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 29-01-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 06-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 20-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 27-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 23-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 07-05-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 22-01-2025
Fim: 07-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125899/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Paços de Ferreira