236

Ferramentas pessoais e relacionais para cuidar em ambientes educativos desafiantes turma A1

Apresentação

No contexto educativo, é fundamental responder às necessidades, interesses e potencialidades de cada criança e jovens, recorrendo às medidas universais, como a diferenciação pedagógica e as acomodações curriculares, ao Desenho Universal para a Aprendizagem e à diversas abordagens, estratégias e metodologias mais inclusivas e de êxito, como os grupos interativos, as tertúlias pedagógicas e a metodologia de projeto. Urge co-construir e investir na participação ativa e efetiva da cada criança e jovem, valorizando as comunidades de aprendizagem. É, igualmente, essencial realçar as forças, capacidades, potencialidades e recursos de cada um/a, apoiando à/os mesma/os na descoberta do seu propósito/sentido de vida e transformando os problemas em oportunidades. Desta forma, continuaremos a proporcionar um ambiente educativo mais inclusivo e maior bem-estar e sucesso.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Explorar estratégias e metodologias mais inclusivas no contexto educativo; Praticar algumas medidas universais da abordagem multinível, a diferenciação pedagógica e as acomodações curriculares; Responder às necessidades, interesses e potencialidades das crianças e jovens; Praticar o Desenho Universal para a Aprendizagem; Reconhecer a importância de proporcionar vários meios de apresentação, expressão e envolvimento; Valorizar a participação efetiva e voz de cada um/a no processo de ensino-aprendizagem; Praticar algumas estratégias educacionais de êxito, os grupos interativos e as tertúlias pedagógicas; Valorizar as comunidades de aprendizagem; Realçar as forças de cada um/a, capacidades, potencialidades e recursos; Explorar outras abordagens, estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem diversificadas, a metodologia de projeto, etc.

Conteúdos

- 3 horas: Apresentação da ação de formação, dos parâmetros de avaliação, dos objetivos da ação de formação e do grupo de formação (formandos e formadora); Estratégias e metodologias mais inclusivas no contexto educativo; - 3 horas: Prática de algumas medidas universais da abordagem multinível, a diferenciação pedagógica e as acomodações curriculares, respondendo às necessidades, interesses e potencialidades das crianças e jovens; - 3 horas: Prática da abordagem metodológica Desenho Universal para a Aprendizagem; Importância de proporcionar vários meios de apresentação, expressão e envolvimento; Valorização da participação efetiva e voz de cada um/a no processo de ensino-aprendizagem; - 3 horas: Prática de algumas estratégias educacionais de êxito, os grupos interativos e as tertúlias pedagógicas; Valorização das comunidades de aprendizagem; - 3 horas: Teoria das forças; Treino da mesma; Reforço das forças de cada um/a, capacidades, potencialidades e recursos; Transformação de problemas em oportunidades e potencialidades; - 3 horas: Exploração de outras abordagens, estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem diversificadas, que enriquecem o Desenho Universal para a Aprendizagem; - 3 horas: Prática da metodologia de projeto; Impacto da mesma na descoberto de propósito/sentido de vida, na inclusão, bem-estar e sucesso; - 4 horas: Partilha das reflexões finais; Síntese; Esclarecimento de dúvida; Avaliação do curso de formação; Conclusão da formação; Abertura em relação à próximas ações.

Metodologias

Ao longo das diferentes sessões deste Curso de formação teórico-práticas e principalmente práticas, serão valorizadas as interações e partilhas, recorrendo aos diferentes métodos e técnicas pedagógicas, nomeadamente aos métodos interrogativo (formulação de perguntas) e ativo (tempestade de ideias, estudo de casos, jogo de papéis/role-playing, trabalhos individuais e de grupo, etc.), na sala principal e nas salas em simultâneo, em grupos reduzidos e em grande grupo. As reflexões de grupo também serão registadas, recorrendo à ferramentas digitais. O recurso à vídeos facilitará, igualmente, a reflexão e a partilha no seio do grupo.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formanda/o será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho de reflexão crítica final individual elaborado pela/os formanda/os.

Bibliografia

Colaço, S. et al. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva – Módulo 5: Ambientes de Aprendizagem Inclusivos. ME/DGE.Correia, M. et al. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva – Módulo 4: A inclusão na sala de aula. ME/DGE.Oliveira, A. (2016). A Teoria das Forças – Um referencial para a prática na intervenção social. Biblioteca de Investigação.Piscalho, I. et al. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva – Módulo 3: Desenho Universal para a Aprendizagem. ME/DGE.Santos, F. et al. (2015). Manual para Transformar o Mundo. Fundação Calouste Gulbenkian.

Formador

Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-06-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
2 03-06-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
3 09-06-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
4 11-06-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
5 16-06-2026 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
6 18-06-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
7 25-06-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 02-06-2026
Fim: 25-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-127164/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: e-learning