
INKSCAPE CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS VETORIAIS turma A1
Apresentação
Nas escolas, os professores vivem rodeados de tecnologia e, consequentemente, a aquisição de competências e diferentes instrumentos pedagógico-didáticos adequados ao meio que os rodeia é cada vez mais importante. Neste sentido, os programas de desenho vetorial, que permitem a criação e edição de documentos digitais, como por exemplo, cartazes, panfletos, convites, infográficos e logótipos, são ferramentas cruciais e com grandes potencialidades de utilização no dia-a-dia de um professor, nas diferentes tarefas que este desempenha. A aprendizagem destas ferramentas fornecerá a cada professor novos instrumentos de trabalho, para utilização no processo de ensino-aprendizagem, com a rentabilização do tempo nas suas tarefas. Desta forma, o professor poderá usufruir das tecnologias e de todas as suas vantagens para melhorar o seu desempenho profissional. Assim sendo, esta formação visa criar condições para a formação contínua de professores no âmbito da utilização do programa INKSCAPE nos processos de ensino-aprendizagem e da efetiva utilização dos meios disponíveis.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver competências dos educadores e professores na criação, edição, uso e partilha de recursos educativos digitais no processo ensino-aprendizagem, melhorando, desta forma, a comunicação e a prática letiva. São objetivos específicos, saber instalar e configurar o programa INKSCAPE, criar e editar imagens, bem como produzir cartazes/posters com recurso a imagens vetoriais;
Conteúdos
Instalação do programa/interface; Configuração de menus/barra de ferramentas; Formatos de imagem/documentos; Importação e exportação de ficheiros; Formas; Camadas; Objetos; Caminhos; Texto; Filtros; Extensões;
Metodologias
O programa de formação vai ser operacionalizado em sessões teóricas, práticas e teórico/práticas em regime de b-learning, no âmbito das quais devem ser abordadas as temáticas enunciadas nos pontos anteriores. Durante as sessões utilizar-se-á os métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo com a realização de trabalhos individuais e de grupo
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Participação, trabalhos práticos efetuados e reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores Excelente.
Bibliografia
Bah, T. (2022). Inkscape, Um Guia para um Programa de Desenho Vetorial, 4ª edição. Obtido de http://tavmjong.free.fr/INKSCAPE/MANUAL/html/index.phpInkscape. (2022). Obtido de Draw Freely | Inkscape: https://inkscape.org/OpenSource.com. (2022). Obtido de https://opensource.com/
Formador
Luís Miguel Nunes Carneiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 15-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 29-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 26-04-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 02-05-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |