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Metodologia do ensino do Francês – didática do género para professores de português /francês turma A1

Apresentação

Esta formação surge devido à grande procura e necessidade de formação na língua francesa. Assim sendo, o curso de formação pretende, através de uma metodologia ativa, corresponder às necessidades de formação de um grupo de profissionais (professores de francês) que atuam (ou pretendem vir a atuar) na área do ensino do Francês como Língua Não Materna (Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área para partilhar conhecimentos sobre o tema abordado, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e para a compreensão das implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade dos alunos, para depois intervir adequadamente no seu contexto de atuação.

Destinatários

Professores dos Grupos 300, 320

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 300, 320. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 300, 320.

Objetivos

Com esta formação, pretende-se partilhar conhecimentos e ferramentas fomentando, não só a aquisição de saberes, mas também de novas atitudes e comportamentos sobre a língua francesa; abordar a temática do género masculino e feminino na língua francesa e na língua portuguesa (estudo comparativo); desenvolver conhecimentos da língua ao nível da gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão e produção oral e escrita; reforçar o gosto pela língua francesa; dotar os formandos de estratégias e instrumentos para que os possam, posteriormente, estender junto ao público-alvo.

Conteúdos

A linguística francesa: pressupostos teóricos; O género masculino e feminino na língua portuguesa e na língua francesa; Género e sexualidade: o papel do professor na definição dos papéis sociais; O género na língua francesa: como ensinar? O género tratado nos manuais escolares, nas revistas, na publicidade, nas imagens

Metodologias

Debate e troca de experiências entre formandos e formadora sobre a didática do género na língua francesa e na língua portuguesa; Análise de situações reais; Reflexão sobre conceitos e práticas; Aplicação de conhecimentos assimilados; Elaboração de um projeto /apresentação de materiais /trabalhos.

Avaliação

Participação nas sessões – dinâmica e qualidade das intervenções; Apresentação de um trabalho elaborado individualmente; Serão utilizados os parâmetros de avaliação estabelecidos (tabela de 1 a 10) e respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme Despacho nº 4595/2015 de 6 de maio.

Bibliografia

Anne Dister, « De l’ambassadrice à la youtubeuse : ce que disent les dictionnaires de référence sur le féminin des noms d’agents », Revue de Sémantique et Pragmatique, nos 41-42,‎ 2017;Armand Chatard, Serge Guimont et Delphine Martinot, « Impact de la féminisation lexicale des professions sur l'auto-efficacité des élèves : une remise en cause de l'universalisme masculin ? », L´année psychologique, 2005;Bernard Cerquiglini (dir.), Femme, j'écris ton nom – guide d’aide à la féminisation des noms de métiers, titres, grades et fonctions; Ministère de la culture, Direction générale de la langue française, 1999;Éliane Viennot, Non le masculin ne l’emporte pas sur le féminin! Petite histoire des résistances de la langue française. Éditions iXe, Donnemarie-Dontilly, 2014rnard Cerquiglini, Le La ministre est enceinte ou la grande querelle de la féminisation des mots, Paris, Seuil, 2018;Markus Brauer et Michaël Landry, « Un ministre peut-il tomber enceinte ? L'impact du générique masculin sur les représentations mentales,‎ L´année psychologique, 2008;

Formador

Maria França Teles Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 05-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
3 12-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
4 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
5 19-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
6 24-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
7 26-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
8 31-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
9 02-06-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
10 07-06-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
Início: 03-05-2025
Fim: 07-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125788/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Penafiel