242

A Educação Especial – Da compreensão à prática turma A1

Apresentação

A Educação Especial desempenha um papel crucial na promoção da equidade de oportunidades para todas as crianças, independentemente das suas necessidades específicas. Diante do crescente número de crianças com estas necessidades e da falta de apoio, torna-se imperativo investir em ações de formação que capacitem educadores a lidar eficazmente com essa diversidade. Esta ação de formação em educação especial permitirá aos docentes desenvolver competências específicas para incluir crianças com necessidades educativas específicas no ambiente escolar regular, bem como criar uma cultura de aceitação e respeito pela diversidade entre todos os alunos e assim, promover a inclusão. Considerando que cada criança é única, e as suas necessidades podem variar significativamente é fundamental adequar e capacitar os docentes de ferramentas para atender às exigências individuais, proporcionando uma educação mais adequada e significativa para todos. Em suma, uma ação de formação em educação especial é essencial para criar ambientes educativos mais inclusivos, preparando docentes para enfrentar os desafios e oportunidades apresentados pela diversidade de necessidades das crianças. Investir nessa formação é investir no futuro, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.

Objetivos

Promover o desenvolvimento profissional dos docentes, na perspetiva do seu desempenho, do contínuo aperfeiçoamento e do seu contributo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem; - Partilha de conhecimentos e capacidades orientada para o desenvolvimento profissional dos docentes; Promover atitudes positivas em relação à inclusão, reduzindo estigmas e criando um ambiente educativo mais inclusivo; - Conhecer estratégias pedagógicas diferenciadas, que garantam que todos os alunos têm acesso a oportunidades de aprendizagem significativas e adequadas às suas necessidades; -Promover atitudes positivas em relação à diversidade e a inclusão, reduzindo estigmas e criando um ambiente educativo mais acolhedor e inclusivo; - Capacitar os professores de ferramentas e competências específicas para melhor adaptarem as suas práticas de ensino-aprendizagem; - Satisfazer as prioridades formativas dos docentes, tendo em vista a concretização dos seus projetos educativos e curriculares e a melhoria da sua qualidade e da eficácia.

Conteúdos

-Inclusão e Educação Inclusiva - Principais conceitos e definições sobre educação especial e NEE Decreto-lei 54/2018 e 281/2009); - Acomodações Curriculares; - Adaptações Curriculares não significativas; - Adaptações Curriculares significativas. O Papel dos Pais ou Encarregados de Educação A Abordagem Multinível DUA – Desenho Universal da Aprendizagem - Aplicação dos princípios do DUA na planificação da aula Medidas de Suporte à Aprendizagem - Universais - Seletivas - Adicionais O Processo de Referenciação e acompanhamento/apoio: Procedimentos e documentação (PEI, RTP, PSI, PIP) EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão - Humanos; - Organizacionais; - Existentes na Comunidade. Apresentação de casos práticos.

Metodologias

Apresentações teóricas, que darão uma base de conhecimento sobre os princípios fundamentais da educação especial. Partilha de ideias, discussões em grupo poderão oferecer um espaço valioso de troca de experiências e elaboração coletiva de soluções para desafios comuns. Estimular a participação ativa em grupos fomenta a construção de uma comunidade de aprendizagem, onde os educadores podem aprender uns com os outros. Análise de Materiais Pedagógicos, os docentes serão incentivados a explorar recursos didáticos adaptados e materiais inclusivos, promovendo uma compreensão detalhada das opções disponíveis para enriquecer o processo de aprendizagem das crianças. Momentos de reflexão, partindo de desafios enfrentados serão discutidos para inspirar a reflexão coletiva e pessoal sobre práticas pedagógicas, visando o desenvolvimento profissional ao longo do tempo.

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente, na escala de 1 a 10; considera-se classificação positiva a partir de 5, inclusive. Na avaliação qualitativa será utilizada a classificação: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Suficiente – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Os critérios/indicadores e respetiva ponderação são, de acordo com o regulamento do CFAE, os seguintes: 40% - Participação - Será avaliado o empenho e envolvimento na ação, atendendo à assiduidade e pontualidade, à participação nas sessões (interesse, comentários, participação em trabalhos de grupo e individual). Apresentação oral de um caso prático, decorrente da experiência profissional de cada docente. 40% - Trabalho final - Apresentação escrita da intervenção em contexto educativo, baseado no caso pratico apresentado.

Bibliografia

Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). (2018). Para uma Educação Inclusiva – Manual de apoio à prática.Correia, L. M. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores (2ª ed.). Porto Editora.Martins, A.P.L., & Simões, M.J.C.S. (2022). Risco na aprendizagem da leitura: Resultados e implicações de um estudo longitudinal no contexto da educação inclusiva. In J.P. Oliveira, A.N.D.C., Rocha, & A.P.L. Martins (Org.), A Linguagem e o brincar em condições neurodiversas (pp. 207-224), Oficina Universitária/Cultura Acadêmica/Editora UNESP.Heward, W., Alber-Morgan, S., & Konrad, M. (2017). Exceptional children: An introduction to special education (11ª ed.). Pearson.Maset, P. P. (2011). Aulas inclusivas e aprendizagem cooperativa. In D. Rodrigues (Org.), Educação Inclusiva: Dos conceitos às práticas de formação (pp. 43-88). Instituto Piaget.

Formador

Ana Isabel Ribeiro Casanova Pinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-04-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 03-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Online síncrona
4 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Online síncrona
5 24-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 31-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 26-04-2025
Fim: 31-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124588/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Vilela

INSCREVER-ME