Ensinar e Aprender Camões, nos Ensinos Básico e Secundário turma A1

Apresentação

No momento em que se assinalam 500 anos do nascimento de Camões, a presente ação de formação propõe-se apoiar os docentes, no âmbito dos desafios atuais do ensino de autores clássicos, como Camões, no contexto dos Ensinos Básico e Secundário: as dificuldades identificadas resultam não apenas das características intrínsecas dos textos clássicos, mas também das mudanças no modo de vida contemporâneo e nas dinâmicas das salas de aula. Parte do entendimento de que, pela sua relevância cultural e educacional, o conhecimento da obra de Camões e a análise dos seus textos literários são fundamentais não apenas para a compreensão da literatura portuguesa, mas também para a formação integral dos alunos, proporcionando-lhes uma visão abrangente da História, Cultura e Artes. A obra de Camões oferece um repertório de significados e referências que são cruciais para a identidade cultural portuguesa. Assim, este curso visa capacitar os professores com metodologias modernas e eficazes para o ensino de Camões, incluindo o uso de recursos digitais e ambientes de aprendizagem flexíveis. Tal capacitação é vital para que os docentes possam desenhar e implementar estratégias pedagógicas inovadoras que promovam a aprendizagem ativa e significativa dos alunos. A adoção de práticas pedagógicas atualizadas conduz a uma melhoria na qualidade do ensino, refletindo-se nos resultados de aprendizagem e na motivação dos estudantes. A formação focar-se-á em metodologias que desenvolvam competências no âmbito da análise de texto literário, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

Destinatários

Professores do Grupo 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.

Objetivos

- Identificar as questões essenciais referentes ao contexto e ao texto camoniano; - Tomar posição fundamentada sobre a interpretação dos textos de Camões e sobre o papel desempenhado pelo autor na dinâmica histórico-cultural dos países de língua portuguesa; - Capacitar para implementar práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem ativa dos textos camonianos, de acordo com as propostas das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português, ao longo dos diferentes níveis de ensino; - Clarificar conceitos que suportam o ensino, a aprendizagem e a avaliação pedagógica; - Melhorar a capacidade de usar a tecnologia digital, de forma eficaz, para o ensino de Português; - Dotar de estratégias que permitam desenvolver a comunicação, o pensamento crítico, a cooperação, a autonomia e a criatividade dos alunos.

Conteúdos

Módulo 1 - Enquadramento do curso; Módulo 2 - Luís de Camões: a figura e o seu contexto histórico; influência e legado na cultura portuguesa; Módulo 3 - Os textos de Camões propostos nas Aprendizagens Essenciais: materialidade; sentidos; dinâmica das interpretações; Módulo 4 - Metodologias de aprendizagem ativa do texto camoniano: 4.1 Conceção de tarefas para ensinar, aprender e avaliar; 4.2 Partilha e discussão das produções individuais.

Metodologias

- Privilegiar-se-á a análise de textos de Camões recomendados na Aprendizagens Essenciais de Português, nos Ensinos Básico e Secundário, e a discussão das principais orientações dos estudos camonianos; - O trabalho síncrono à distância – online, através da Plataforma de videoconferência Zoom, terá caráter teórico-prático: análise de conteúdos teóricos e apresentação e demonstração de utilização de cenários de aprendizagem exemplificativos, bem como experimentação e preparação do trabalho a aplicar em contexto pedagógico e respetiva avaliação. - O itinerário formativo será apoiado numa plataforma de aprendizagem (e.g. Classroom), nomeadamente para acesso aos conteúdos das sessões, atividades, recursos e ferramentas, tutoriais ou documentos de apoio e ainda a fóruns de discussão, de reflexão e de partilha, entre outros sistemas de comunicação/interação estabelecidos.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação contínua do desempenho terá por base o trabalho realizado nas sessões síncronas (trabalhos práticos e reflexões), bem como o relatório individual: Participação/Realização de atividades - 50% (5 valores) - Participação nas atividades de debate e reflexão propostas ao longo do curso - 20% - Realização das atividades propostas ao longo do curso, individualmente e/ou em grupo - 30% Realização de um trabalho individual escrito/ relatório - 50% (5 valores)

Bibliografia

Bernardes, J. A. C. (1999). Luís de Camões. História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. I. Humanismo e Renascimento. (Cap. V). Lisboa: Editorial Verbo.Galante, S. & Gaspar, M. I. (2012). «Aprender conceitos literários: uma reflexão sobre o ensino em literatura». In Estrela, T. et al. (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde Estamos e Para Onde Vamos?. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.Marnoto, R. (1997). O Petrarquismo português do Renascimento e do Maneirismo. Coimbra. Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos.Novo, Isabel Rio (2024). Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões. Lisboa: Contraponto Editores.Silva, V. M. de A. e (2008). A lira dourada e a tuba canora. Lisboa: Livros Cotovia.

Formador

Sandra Marisa Almeida Galante

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
2 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
3 21-05-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
4 04-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
5 11-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
6 18-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
7 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
Início: 07-05-2025
Fim: 25-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133033/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: À distãncia