Um olhar criativo sobre as práticas de articulação vertical no ensino da matemática turma A1
Apresentação
Com a concretização, no próximo ano letivo, da aplicação das novas aprendizagens essenciais de matemática a todos os ciclos de escolaridade (desde o primeiro ciclo ao ensino secundário), a integração e articulação curricular no ensino da matemática surge como um grande desafio às práticas de ensino desta disciplina, sendo a dinâmica de sala de aula essencial para proporcionar oportunidades e tempos de modo a que os alunos pensem, partilhem e discutam, entre si, as produções matemáticas que realizam durante a exploração de uma determinada tarefa. Nesse sentido, a implementação de tarefas diversificadas exige uma intencionalidade pedagógica que não só conduza ao desenvolvimento das competências inscritas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, tendo em consideração as aprendizagens essenciais definidas, mas também permita consolidar e aprofundar a aprendizagem matemática dos alunos, procurando sempre proporcionar a diferenciação pedagógica necessária. Tendo em consideração este desiderato, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro sente a necessidade de promover, junto dos professores de matemática deste Agrupamento, um espaço de reflexão e produção de conhecimento em torno do ensino e aprendizagem da matemática, nomeadamente através da sistematização de práticas que contribuam para: a aquisição de conhecimentos e de diferentes modos de trabalho; a promoção de articulação vertical dos conteúdos e uso de diferentes recursos; a implicação dos alunos na sua aprendizagem, através da implementação de tarefas e de dinâmicas de sala de aula consistentes e desafiadoras com vista ao desenvolvimento das diferentes capacidades transversais definidas.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 230, 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 230, 500.
Objetivos
Manifestar domínio e capacidade no uso de informação teórica pertinente e enquadrada sobre prática docente, no campo do currículo da matemática, gestão pedagógica e planeamento curricular, tendo como objetivo o desenvolvimento das competências inscritas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, bem como das aprendizagens essenciais definidas; Revelar competências de análise reflexiva sobre as aprendizagens essenciais de matemática ao longo dos diferentes ciclos de ensino (ensino básico e ensino secundário), tendo em consideração a sua concretização numa perspetiva de articulação vertical; Adquirir competências na construção, organização, implementação e avaliação de tarefas tendo em consideração as orientações curriculares de matemática e as aprendizagens essenciais, bem como a respetiva reflexão sobre o trabalho realizado pelos alunos e, consequentemente, a prática e gestão pedagógica; Mobilizar de forma consistente diferentes metodologias, nomeadamente as metodologias ativas, por forma a proporcionar junto dos alunos situações de aprendizagem diversificadas.
Conteúdos
1. Gestão curricular em matemática (estratégias de ensino e aprendizagem; articulação das tarefas e dos diferentes momentos de trabalho em sala de aula, fatores que influenciam a gestão curricular do professor, gestão curricular em sala de aula), tendo em consideração o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e as aprendizagens essenciais de matemática; 2. Conceção estratégica de ensinar: operacionalização e diferenciação (os diferentes níveis da sua concretização nas aulas de matemática); 3. Tarefas matemáticas (classificação de tarefas, grau de exigência, diferentes fases na implementação de uma tarefa, relação entre diversos tipos de tarefas, duração e contexto da tarefa); 4. Articulação vertical do ensino da matemática, tendo em consideração as aprendizagens essenciais do 1.º, 2.º e 3. Ciclos e ensino secundário. 5. Resolução de problemas: estimular o espírito crítico e reflexivo, a flexibilidade de pensamento e a perseverança na procura de soluções; 6. Comunicação, argumentação e raciocínio matemático: conceitos e formas de operacionalizar; 7. Criatividade matemática: dimensões da criatividade; 8. Metodologias ativas no ensino da matemática: ensino exploratório, gallery walk, gamificação, debate, sala de aula invertida, trabalho baseado em projetos. 9. A avaliação em matemática: diversificando os instrumentos de avaliação; 10. A integração da história da matemática em sala de aula: fundamentos e prática.
Avaliação
Avaliação de acordo com o Regulamento para a Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC. Serão avaliados de acordo com a participação, elaboração de um trabalho final e sua apresentação. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Barbin, E.; Guichard É.; Moyon, J.-P. et al. (2018). Let History into the Mathematics Classroom. Springer.Fernández, S., Cuesta, S. & Jiménez, S. (2023). Resolver problemas en matemáticas. Colección Mirandas Matemáticas.Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade ObrigatóriaMinistério da Educação (2021). Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Ministério da Educação (2023). Novas Aprendizagens Essenciais de matemática para o Ensino Secundário.
Formador
Ana Paula Santos Machado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |