O Mundo às avessas na Educação Literária, na Leitura e na Oralidade - no 9.º e 12.º ano turma PD 07
Apresentação
Tendo em conta a diversidade de textos propostos no corpus textual do domínio da Educação Literária, da Leitura e da Oralidade pareceu-nos pertinente fazer uma abordagem de enunciados que proporcionem uma abordagem integradora, partindo de uma temática aglutinadora. Para isso, o tema do Mundo às avessas, dada a sua abrangência e atualidade, pareceu-nos proporcionar uma didatização pertinente. Porquanto no nono de escolaridade do ensino básico, assim como no décimo segundo ano do ensino secundário várias são as obras literárias tal como o corpus textual do domínio da Leitura e da Oralidade onde a referida temática é por demais evidente. Assim, é urgente repensar alternativas de abordagem, nos domínios já referidos, tal como construir materiais e/ou instrumentos de avaliação para a operacionalização e didatização de sequências temáticas dos diferentes anos de aprendizagem do Português.
Destinatários
Professores do Grupo 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
Objetivos
Analisar criticamente os documentos de referência; proporcionar uma reflexão conjunta a partir da aplicabilidade e didatização destes mesmos documentos; equacionar percursos pedagógico-didáticos à luz das Aprendizagens Essenciais; analisar propostas de atividades e materiais propiciadores dos desempenhos previstos para os diferentes conteúdos; construir, testar e reformular novos materiais pedagógicos; testar metodologias em contexto espaço aula; promover a dinamização do tema Mundo às avessas no DAC e/ou na Cidadania e desenvolvimento ; incentivar a uma prática reflexiva, por parte dos docentes; reconhecer a importância de planificar e conceber instrumentos diferenciados para validar as Aprendizagens Essenciais, assim como tomar consciência que a aplicabilidade de diferentes instrumentos e recursos são conducentes a aprendizagens efetivas e validam o Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade Obrigatória.
Conteúdos
Educação Literária 9.º ano Oralidade Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias, opiniões e apreciações críticas. Intervir em debates com sistematização de informação e contributos pertinentes. Argumentar para defender e/ou refutar posições, conclusões ou propostas, em situações de debate de diversos pontos de vista. Avaliar discursos orais com base em critérios definidos em grupo Leitura Ler em suportes variados textos dos géneros: textos de divulgação científica, recensão crítica e comentário. Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa. Explicitar o sentido global de um texto. Expressar, de forma fundamentada, pontos de vista e apreciações críticas motivadas pelos textos lidos. Utilizar métodos do trabalho científico no registo e tratamento da informação. Educação literária Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, um auto de Gil Vicente, narrativa (uma) e poemas (nove poemas de oito autores). Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos. Expressar, através de processos e suportes diversificados, o apreço por livros e autores em função de leituras realizadas. Debater, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista suscitados pelos textos lidos. Desenvolver um projeto de leitura que implique reflexão sobre o percurso individual enquanto leitor (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)). Educação Literária 12.º ano Oralidade Interpretar o(s) discursos(s) do género debate. Apreciar a validade dos argumentos aduzidos pelos participantes de um debate. Identificar marcas reveladoras das diferentes intenções comunicativas. Produzir textos de opinião com propriedade vocabular e com diversificação de estruturas sintáticas. Avaliar, individualmente e/ou em grupo, textos produzidos por si próprio através da discussão de diferentes pontos de vista. Leitura Ler, em suportes variados, textos de diferentes graus de complexidade argumentativa dos géneros apreciação crítica e artigo de opinião. Realizar leitura crítica e autónoma. Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa. Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação. Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas. Educação literária Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX , Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos. Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos, os resultados obtidos pelo trabalho autónomo e o trabalho final individual elaborado pelos formandos. Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da Formação Contínua, descrito no ponto n.º 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.
Bibliografia
Aprendizagens Essenciais 9.º ano de Ensino Básico e 12.º ano do Ensino Secundário: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/portugues_3c_9a_ff.pdf ; http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/12_portugues.pdfAMARAL, Fernando Pinto do. 2004. Ensinar literatura hoje. In Carlos Mendes de Sousa e Rita Patrício (orgs.), Largo Mundo Alumiado: Estudos em homenagem a Vítor Aguiar e Silva. Vol. I. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos HumanísticosBERNARDES, José Augusto Cardoso e Rui Afonso MATEUS. 2013. Literatura e Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.LUGARINI, Edoardo. 2003. Falar e Ouvir. Para uma didáctica do saber falar e do saber ouvir. In Carlos Lomas (org.), O Valor das Palavras (1). Falar, ler e escrever nas aulas. Tradução de Rui Vieira de Castro e Lourdes Dionísio. Porto: Asa,ROCHETA, Maria Isabel e Margarida Braga NEVES. 1999. Que formação para os professores de Português no final do segundo milénio?. In Cristina Almeida Ribeiro, Maria João Brilhante e Teresa Amado (orgs.), Letras, Sinais: Para David Mourão-Ferreira, Margarida Vieira Mendes e Osório Mateus. Lisboa: Cosmos/Faculdade de Letras de Lisboa, Departamento de Literaturas Românicas.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-02-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 22-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-03-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-03-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 22-03-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 22-03-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |