O ensino das modalidades alternativas na escola turma A2
Apresentação
O Centro de Formação da associação de escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, assumiu a vontade de corresponder às exigências de formação contínua de professores através da criação de ações enriquecedoras dos saberes e competências dos profissionais de Educação Física e que relevem, de forma específica, para a sua progressão na carreira docente. O Centro de Formação optou por uma oferta generalista de ações de formação, tentando abarcar os diferentes vetores de formação dos alunos na disciplina de Educação Física e as modalidades, tanto nucleares como alternativas. O ensino transporta consigo uma oportunidade única de se incutirem hábitos de vida ativa e saudável. Neste espaço inquestionável de crescimento e desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens é vital a presença da Educação Física. Da educação centrada no jogo e das exercitações motoras genéricas atravessadas por um forte ludismo, emerge a necessidade de aumentar e enriquecer as experiências motoras das crianças. É aqui que cruzam três novas aventuras que são de vital importância de toda a atividade pedagógica: (1) melhorar as competências dos professores de Educação Física através da sua formação ao longo da vida educativa em novas atividades pré-desportivas e desportivas do maior interesse para as crianças e jovens; (2) apreender conhecimentos fortemente atuais nos domínios da informação nacional e internacional acerca do desenvolvimento da aptidão física; (3) promover os conhecimentos aos professores com metodologias de ensino que elevem as capacidades físicas dos seus alunos.
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.
Objetivos
- Dotar os professores de Educação Física de novas competências de trabalho com crianças e jovens, utilizando diferentes meios, através de jogos pré-desportivos e modalidades alternativas como são o Kin-ball, Unihockey, Tchoukball, entre outros. - Dotar os professores de competências de intervenção fortemente atual no domínio da lecionação pré-desportiva motivadora das crianças. - Atualizar os conhecimentos dos professores em metodologias de ensino que elevem as capacidades físicas dos seus alunos, de modo harmonioso e adequadas às suas necessidades de desenvolvimento. - Adquirir competências que promovam à aprendizagem de conhecimentos de processos de elevação e manutenção das capacidades físicas. - Dotar os professores de competências que promovam o gosto pela prática regular de atividade física nos seus alunos, assegurando a compreensão da sua importância como fator de saúde na dimensão individual e social.
Conteúdos
1. Componente teórica (7 horas) 1.1 Pedagogia aplicada 2 horas 1.2 Enquadramento teórico das modalidades desportivas e pré-desportivas a abordar durante a ação 5 horas 2. Componente teórico/prática (18 horas) Estrutura geral: 2.1. Conteúdos técnico-táticos básicos das Modalidades 3 horas 2.2. Abordagem pedagógica das Modalidades 9 horas 2.2.1 Regulamentos e materiais específicos 1 hora 2.2.2 Progressões pedagógica para abordagem dos gestos técnicos 3 horas 2.2.3 Organização de exercícios critério 2 horas
Metodologias
As aulas a ministrar seguirão a tipologia seguinte: 1. Aulas teóricas, onde se apresentarão e discutirão: (1) os conhecimentos mais atuais da Pedagogia e Didática do Desporto nos diferentes ciclos de ensino e sua ligação à Educação Física; (2) diferentes métodos e estilos no domínio da lecionação da Educação Física; (3) apresentação 2. Aulas teórico/práticas cujos conteúdos programáticos, transversais a todas as modalidades, conterão as seguintes matérias: 1. Apresentação das Modalidades atrás descritas no ponto 1.1 Enquadramento Histórico 1.2 Regulamento 1.3 Materiais específicos 2. Conteúdos técnico-tácticos da Modalidade 3. Abordagem pedagógica da Modalidade 3.1 Progressões metodológicas 3.2 Organização da unidade de aula/treino
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Trabalhos práticos efectuados nas sessões presenciais e reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores Excelente.
Bibliografia
Jacinto, J.; Carvalho, L.; Comédias, J.; Mira, J. (2001) - Programa de educação física do 10º, 11º e 12 ano Ministério da Educação.Luís Bom, L.; Costa, F.; Jacinto, J.; Cruz, S.; Pedreira, M.; Rocha, L.; Mira, J.; Carvalho, L. (2001) - Programa de Educação Física do ensino básico e 3º ciclo Ministério da EducaçãoPalafox; Juliano Nazari (2007). Abordagens metodológicas do ensino da Educação Física escolar, http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 112 - Septiembre de 2007, acedido em 22-01-2008.Sarmento, P. (2004). Pedagogia do Desporto e Observação. Edições FMH, Lisboa.Siedentop, D.; Tannehill, D. (2002) Developing teaching skills in physical education. McGraw-Hill Companies,Incorporated,
Formador
César Eduardo Magalhães da Silva Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 15:00 | 6:00 | Presencial |
3 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 15-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 15:00 | 6:00 | Presencial |
5 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 22-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 15:00 | 6:00 | Presencial |
7 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online síncrona |