
Didática, Pedagogia e Práticas de ensino na Educação Literária no Pré-escolar, 1º e 2º ciclos turma A2
Apresentação
A escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a educação literária pode influenciar de maneira positiva neste processo. Bakhtin (1992) refere-se à educação literária como um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo num sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem , que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. Urge, portanto, dotar os educadores / professores de ferramentas para promover esse desenvolvimento na criança através de estratégias inovadoras no âmbito da educação literária.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Objetivos
Tendo em conta a sociedade atual, importa ter em conta a pluralidade dos alunos nas nossas escolas, para encontrar estratégias de adaptação e desenvolvimento que a todos respeite e a todos inclua no sucesso escolar pelas técnicas ativas e estratégias transversais adquiridas durante a formação. Pretende-se com esta formação dotar os professores de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de todas as potencialidades promovidas pela abordagem da educação literária em sala de aula. Espera-se uma nova abordagem ao ensino / abordagem das obras da educação literária, como forma de promover o pensamento e a facilitação cognitiva, nos alunos, e uma alteração nas práticas letivas e a interiorização da necessidade de reflexão sobre e na ação de ensinar nos docentes.
Conteúdos
Orientações curriculares - área de expressão e comunicação - na educação pré-escolar; Aprendizagens essenciais na área da educação literária no 1º e 2º ciclos; A Educação literária em contexto escolar; Discussão de abordagens à Educação literária em sala de aula e sugestão de outras atividades; Análise de literatura científica sobre os temas abordados; Contacto com autores de referência do património literário nacional e internacional referidos nas aprendizagens essenciais com destaque para as obras principais; Abordagem às dimensões estética, simbólica e cultural na Educação Literária; Leitura e análise de várias obras propostas nos documentos orientadores dos dois níveis de ensino e propostas de estratégias; Construção e partilha de materiais com base nas obras estudadas e sua aplicação prática; Análise e reflexão de resultados em sala de aula; Apresentação de projeto final sobre uma das obras estudadas.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos. Neste sentido, terá em conta estas dimensões: Participação; A apresentação final de uma atividade produzida e aplicada em contexto de sala de aula; A elaboração de um relatório de reflexão crítica individual, a partir do trabalho/projeto desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação, considerando a estrutura e o conteúdo.
Bibliografia
MEC (2018). Aprendizagens essenciais - Articulação com o perfil dos alunos 1º ciclo e 2º cicloMEC (1997). Orientações curriculares para a Educação Pré-escolarRangel M & Gonçalves C. (2014) A metodologia do trabalho de projeto na nossa prática pedagógica, TANGERINA, EDUCAÇÃO E ENSINO, PORTO.Flavell, J. H. (1975) A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.Sá Chaves, I (2000). Portfolios reflexivos. Estratégia de Formação e Supervisão. Aveiro.
Formador
Maria de Lurdes Ferreira Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 01-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |