
O Jogo de Xadrez : uma aposta para o presente turma PD08
Apresentação
O Jogo de Xadrez é uma das atividades de fácil implementação em ambiente escolar com uma vertente competitiva e uma vertente lúdico-científica com uma forte interação social que deve ser potenciada, pois é uma atividade saudável e promotora do desenvolvimento do indivíduo. O Jogo de Xadrez como atividade contribui para o desenvolvimento cognitivo e para a melhoria da aprendizagem e da concentração. Os processos articulados numa forma lógica, a resolução de problemas como um processo, a capacidade de raciocínio e a tomada de decisão são aspetos importantes da atividade. A necessidade de recursos humanos capacitados para o ensino do xadrez é essencial. Pretende-se um projeto transversal e nacional destinado a dar formação a Professores e Educadores, uma vez que os profissionais no sistema educativo que têm competências na área do xadrez são em número insuficiente para as atuais necessidades, mesmo no âmbito do desporto escolar.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Introdução do Jogo de Xadrez nas escolas. Utilizar no domínio lúdico e como ferramenta pedagógica. Conhecer os aspetos essenciais: as diferentes técnicas de Xeque-Mate e conceitos básicos das diferentes fases do jogo e sua metodologia de ensino. Estabelecer a lógica matemática com os finais de partida. Contribuir para uma melhoria da autoestima e autoconfiança dos jovens. Dinamização e animação num clube escolar. O aspeto social. O jogo de competição e regras associadas O estudo e a evolução no jogo e a utilização das bases de dados A ética, o fair-play e o jogo de xadrez. Tomar contacto com as diferentes metodologias e quadros de competição para pessoas com deficiência e a sua adaptação em situação de jogo.
Conteúdos
5:00 Iniciação ao jogo de Xadrez. O lúdico e o movimento das diferentes peças. As regras do jogo de Xadrez. A evolução do jogo de Xadrez. 8:00 Introdução às técnicas do Jogo de Xadrez. Técnicas de Xeque-Mate. Técnicas essenciais nos Finais de Partida básicos. Introdução aos temas táticos. A tática e as combinações. O Meio-Jogo. Temas estratégicos básicos. O início do Jogo e os diferentes tipos de Aberturas. 5:00 Metodologia do ensino e o treino. Metodologias de ensino a adotar no jogo de Xadrez. O registo das partidas, as bases de dados dos jogos e o método científico. Xadrez às Cegas. Técnicas de treino no Clube Escolar. Formas de dinamização e animação no clube. As regras do Jogo Xadrez para a competição. Ajuizamento. 3:00 Organização de torneios. Conhecer os vários sistemas, formas de organização de torneios e programas informáticos de emparceiramento. A modalidade no Desporto Escolar. 1:00 A Ética e o Fair-play no Jogo de Xadrez. 3:00 O Jogo de Xadrez para Pessoas com deficiência O Jogo Xadrez para Invisuais. Criação do tabuleiro e peças específicas. A utilização das coordenadas do tabuleiro como meio de comunicação nas diferentes variantes para Pessoas com deficiência.
Metodologias
As sessões presenciais serão caracterizadas pela realização de atividades teóricas e práticas a realizar pelos formandos, num total de 25 horas. As aulas serão ministradas sempre em salas de aula ou auditório, com recursos a projetores de vídeo e também tabuleiros de xadrez para cada participante. Será igualmente utilizado o tabuleiro mural para exemplificar jogadas e mostrar os conteúdos lecionados.
Avaliação
A avaliação deverá centrar-se no percurso e no trabalho dos formandos ao longo da ação de formação. A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação dos trabalhos produzidos (Teste/Ficha de avaliação das matérias ministradas). Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Manual de Formação de treinadores de Grau I da Federação Portuguesa de XadrezÉtica e fair play no jogo de xadrez. Edição FPXGARCIA, M.A. A transcendência interdisciplinar do xadrez na construção do processo de ensino/aprendizagem no campo e na cidade. Universidade de Brasília. Brasília, 2008GARRIDO, F.G. Educando desde el ajedrez. Barcelona: Paidotribo, 2001
Formador
Paulo Jorge Lopes da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 14-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 15-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 15-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
8 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
9 | 22-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
10 | 22-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 15:00 | 1:00 | Presencial |