256

Scratch- Desenvolver o pensamento computacional turma A1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Compreender os conceitos básicos de Scratch, na óptica do desenvolvimento computacional e suas aplicações no contexto educacional. Analisar os benefícios e desafios do Scratch para a personalização da aprendizagem e gestão da sala de aula Promover novas abordagens, mais práticas e contextualizadas, utilizando a linguagem de programação por blocos (Scratch). Reflectir sobre formas de explorar o Scratch curricularmente, em diversos contextos, de forma a criar situações de aprendizagem e desenvolvimento da criatividade.

Conteúdos

- Definição e conceitos básicos do Scratch. - Exemplos práticos de Scratch no ambiente educacional. - Benefícios e Desafios do Scratch na Educação. - Aplicações Práticas de Scratch.

Formador

Filipe David Maia Mendes

Início: 28-01-2025
Fim: 28-01-2025
Acreditação: ACD_x
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: À distância

INSCREVER-ME