256

Scratch- Desenvolver o pensamento computacional turma A1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Compreender os conceitos básicos de Scratch, na óptica do desenvolvimento computacional e suas aplicações no contexto educacional. Analisar os benefícios e desafios do Scratch para a personalização da aprendizagem e gestão da sala de aula Promover novas abordagens, mais práticas e contextualizadas, utilizando a linguagem de programação por blocos (Scratch). Reflectir sobre formas de explorar o Scratch curricularmente, em diversos contextos, de forma a criar situações de aprendizagem e desenvolvimento da criatividade.

Conteúdos

- Definição e conceitos básicos do Scratch. - Exemplos práticos de Scratch no ambiente educacional. - Benefícios e Desafios do Scratch na Educação. - Aplicações Práticas de Scratch.

Observações

29 de abril de 2025

Formador

Carla Gabriela Matos de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 28-01-2025
Fim: 28-01-2025
Acreditação: ACD_Financiada_143_A1
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: E_learning