Scratch- Desenvolver o pensamento computacional turma A1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender os conceitos básicos de Scratch, na óptica do desenvolvimento computacional e suas aplicações no contexto educacional. Analisar os benefícios e desafios do Scratch para a personalização da aprendizagem e gestão da sala de aula Promover novas abordagens, mais práticas e contextualizadas, utilizando a linguagem de programação por blocos (Scratch). Reflectir sobre formas de explorar o Scratch curricularmente, em diversos contextos, de forma a criar situações de aprendizagem e desenvolvimento da criatividade.
Conteúdos
- Definição e conceitos básicos do Scratch. - Exemplos práticos de Scratch no ambiente educacional. - Benefícios e Desafios do Scratch na Educação. - Aplicações Práticas de Scratch.
Formador
Filipe David Maia Mendes