
Eficiência e inovação: o papel da Inteligência Artificial na planificação da disciplina de Educação Física turma A1
Destinatários
Professores do grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Compreender os Fundamentos da Inteligência Artificial (IA); Identificar Ferramentas de IA; Desenvolver Habilidades Práticas; Promover a Reflexão sobre Ética e IA; Estimular a Inovação Pedagógica.
Conteúdos
Introdução à Inteligência Artificial na disciplina de Educação Física: Evolução da IA na educação e no desporto; Visão geral sobre como a IA pode ser aplicada na planificação em Educação Física. Planificação Assistida por IA: Como utilizar IA para criar Unidades didáticas; Como utilizar IA para criar planos de aula personalizados baseados nas capacidades e necessidades dos alunos. Ética e IA: Discussão sobre ética, privacidade e as implicações do uso de dados dos alunos. Componente Prática e Estudo de Caso: Atividade prática onde os participantes irão utilizar uma ferramenta de IA para desenvolver uma unidade didática; Atividade prática onde os participantes irão utilizar uma ferramenta de IA para planear uma aula. Análise de um estudo de caso real, discutindo os resultados alcançados e os desafios enfrentados
Observações
29 de abril de 2025
Formador
Micael Carlos Pereira Nogueira Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |