
A cidadania financeira e as boas práticas na gestão do orçamento familiar turma A1
Apresentação
Considerando o caráter transversal da educação para a cidadania, e constituindo-se a Educação Financeira como uma das suas vertentes, de acordo com os princípios orientadores da organização e da gestão de currículos, o presente curso de formação, permitirá aos formandos o desenvolvimento de hábitos de reflexão crítica no que toca à relação dos alunos com o dinheiro, e privilegiará espaços de socialização e debate sobre assuntos económicos e financeiros que afetam a sua vida quotidiana. Partindo desse desígnio, pretendemos com este curso de formação, que os professores possam adquirir um conjunto e competências pedagógicas que permitam consciencializar os jovens para o controlo dos gastos, incutir-lhes a importância de fazer um orçamento para ajudar à poupança e evitar o endividamento, clarificar o papel da semanada ou da mesada, demonstrar como é importante saber gerir os nossos recursos e aplicá-los em medidas que garantam maior tranquilidade no futuro. Impulsionaremos também o ganho de confiança para a tomada de decisões financeiras relacionadas com a gestão pessoal do dinheiro, e a consequente capacidade de ganhar dinheiro e gerir ativos, para que estejam preparados para se adaptarem financeiramente a situações inesperadas.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Explicar a importância de uma boa cidadania financeira, económica e fiscal na vida pessoal de cada individuo; Compreender o que nos leva a consumir (armadilhas das empresas); Saber elaborar, interpretar e avaliar as rubricas de um orçamento familiar (rendimentos versus despesas); Incutir no formando a importância do espírito à poupança; Saber avaliar a melhor formas de aplicar as suas poupanças e as fontes de rendimento e riscos associadas às mesmas; Compreender o papel e as funções das instituições financeiras na sociedade económica e os seus produtos/serviços financeiros; Distinguir as diferentes modalidades de pagamento (cartão debito, cartão credito, Paypal, MBWay; MBnet, ) Saber avaliar a utilização do credito na via de pessoal de cada cidadão e as rubricas inerentes; Distinguir as várias modalidades de crédito; Saber avaliar e ponderar os riscos associados ao endividamento e sobre-endividamento; Compreender as principais regras associadas ao contrato de seguro (contrato, prémio, franquia, risco, ) Saber avaliar e interpretar os riscos/incertezas na sociedade financeira.
Conteúdos
I. INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1.1 Elementos básicos de educação financeira 1.2 Paradigmas da sociedade financeira e os valores e os objetivos do individuo (analise comportamental do SAD Saúde, Amor, Dinheiro) 1.3 A análise SWOT do dinheiro e os 3 D´s do endividamento (desemprego, doença, divorcio) 1.64 O cidadão e a fiscalidade II. O CONSUMO 2.1 As necessidades, o consumo e a publicidade; 2.2 As caraterísticas das necessidades e os tipos de bens; 2.3 O orçamento familiar (as receitas e as despesas) 2.4 O deficit e o superavit do orçamento familiar 2.5 A poupança e os seus destinos (produtos, rentabilidades, riscos, ) 2.6 O comercio eletrónico vantagens, riscos e incertezas; 2.7 Os riscos, as fraudes e as incertezas financeiras da sociedade. III. O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRA NA SOCIEDADE 3.1 O papel dos bancos e das seguradoras na sociedade; 3.2 Contas, produtos e serviços financeiros (cartões e Banca digital/on-line); 3.3 Os seguros e as rubricas inerentes aos contratos de seguro: 3.4 A moeda e os meios de pagamento material, on line e digital; IV. O CRÉDITO 4.1 O crédito e as varias modalidade (consumo, habitação, pessoal, ); 4.2 O custo do crédito e o seu financiamento; 4.3 Taxas associadas ao crédito (TAN, TAE, TAEG); 4.4 Endividamento e sobre-endividamento; 4.5 A publicidade no crédito.
Metodologias
As sessões presenciais servirão para formador analisar, expor e demonstrar aos formados, os principais conteúdos previsto na ação de formação, nomeadamente os aspetos mais relevantes associados à cidadania financeira e a gestão das finanças pessoais de qualquer cidadão, destacando-se entre outros aspetos: o consumo, o orçamento familiar (rendimentos versus despesas), a poupança e os seus destinos, o credito, o endividamento, os seguros, a moeda e as modalidades de pagamentos, a rentabilidade versus o risco na sociedade financeira As sessões on line servirão essencialmente, para formandos demonstrarem capacidade cientifica e pedagógicas, no domínio e aplicação dos temas/conteúdos da ação de formação. Possíveis elementos a desenvolver: - Pequenos exercícios/atividades sobre os temas/conteúdos da ação, que poderão no futuro ser utilizados pelos formandos como ferramentas de trabalho para as suas aulas; - visualização de pequeno vídeos pedagógicos sobre os conteúdos da formação; - Atividade global de consolidação de conhecimentos;
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos
Bibliografia
- Educação financeira e empreendedorismo , Rui Ferreira (Autor) escolar editora- Guia prático de educação financeira , Adelaide Miranda (Autora), Editora capital Books 2018- Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Plano Nacional de Formação Financeira. Linhas de orientação , BdP, CMVM e ISP, LisboaDias, A., Oliveira, A., Pereira, C., Abreu, M. T., Alves, P., Basto, R., Silva, R. e Narciso, S. 2013. Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos. Ministério da Educação e da Ciência. Lisboa- sites especializados de literacia financeira: www.todoscontam.pt
Formador
Alcides Serras Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
3 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
4 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |