
Comunicação Assertiva e Inteligência Emocional em Sala de Aula turma A1
Apresentação
Sensibilizar e dotar os docentes de estratégias sobre comunicação e inteligência emocional configura-se na realidade educativa atual uma mais-valia e uma necessidade premente junto dos educadores e professores. Esta necessidade surgiu das dificuldades apresentadas pelos docentes na mobilização de estratégias de inteligência emocional em contexto de sala de aula, nomeadamente, consideram haver barreiras para que a comunicação seja eficaz e mais assertiva. Simultaneamente, existem atualmente nas escolas um aumento de comportamentos disruptivos e um decréscimo das competências socioemocionais dos alunos, pelo que é importante ter ferramentas para lidar com estas problemáticas. Para além disso, ao realizar um levantamento das necessidades de formação dos docentes, esta foi uma das áreas identificadas para formação, pelo que considera-se efetivamente importante promover e regular a saúde emocional dos agentes educativos, contribuindo assim para um ambiente escolar mais saudável e positivo.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Refletir sobre os estilos de comunicação Identificar os estilos de comunicação Dotar os docentes de estratégias de comunicação assertiva Identificar os diferentes níveis de comunicação e as patologias associadas Desenvolver a compreensão, avaliação e gestão das emoções próprias e dos outros agentes do ensino
Conteúdos
Módulo 1 (6h): Comunicação Estilos de comunicação Comunicação Assertiva: Definição, estratégias Níveis de comunicação e limitações Comunicação eficaz com pais e alunos Módulo 2 (6,5h): Inteligência Emocional Conceitos, componentes e importância na educação Autorregulação emocional Estratégias para promover um ambiente inclusivo e empático em sala de aula Exemplos práticos Módulo 3 (12,5h): Discussão prática de casos e análise dos trabalhos realizados em sala de aula
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formanda/o será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho de reflexão crítica final individual elaborado pela/os formanda/os.
Bibliografia
Daniel Goleman (1996), Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Define o que é Ser Inteligente.Paulo Moreira (2019), Inteligência Emocional: uma abordagem prática.Cañas Betancur, Dora Cristina, & Hernández Sánchez, Jacqueline. (2019). Comunicación asertiva en profesores: diagnóstico y propuesta educativa. Praxis & Saber, 10(24), 143-165.Jeffrey, S. (2024, 28 de dezembro). Five Levels of Communication (includes 2 Different Models). CEO sage. https://scottjeffrey.com/five-levels-of-communication/Faber, A., & Mazlish, E. (2012). Como Falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem. Editora Guerra e Paz.
Formador
Júlia Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-07-2025 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |