
Desenvolvimento Infantil no Pré-Escolar: Linguagem, Comunicação, Motricidade, Autonomia e Funções Sensoriais turma A1
Apresentação
Prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula
Destinatários
Educadores de Infância;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância;.
Objetivos
Compreender as principais dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelas crianças em idade escolar, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, de linguagem e comunicação; Desenvolver competências na aplicação de estratégias pedagógicas eficazes no apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem, promovendo a inclusão e o seu desenvolvimento integral; Importância do trabalho realizado entre educadores, pais e terapeutas na promoção de um ambiente educativo inclusivo e adaptado às necessidades das crianças.
Conteúdos
Perturbações do neurodesenvolvimento; Terminologia das diferentes dificuldades ao nível da linguagem; Preditores Globais para a aquisição da linguagem oral e escrita; Consciência linguística; Importância do processamento fonológico; Emergência tardia da linguagem; Perturbação do desenvolvimento da Linguagem (PDL); Dificuldades no Processamento Sensorial; Seletividade Alimentar; Importância do Brincar; Necessidades Sensoriais na Escola; Adaptações e Modificações em Sala de Aula e Ambiente Escolar; Apresentação de casos práticos para posterior discussão.
Observações
7 de julho de 2025
Formador
Hugo Manuel da Cruz Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |