288

Desenvolvimento Infantil no 1.º Ciclo: Linguagem, Comunicação, Motricidade, Autonomia e Funções Sensoriais turma A1

Apresentação

Prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula

Destinatários

Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

Compreender as principais dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelas crianças em idade escolar, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, de linguagem e comunicação; Desenvolver competências na aplicação de estratégias pedagógicas eficazes no apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem, promovendo a inclusão e o seu desenvolvimento integral; Importância do trabalho realizado entre educadores, pais e terapeutas na promoção de um ambiente educativo inclusivo e adaptado às necessidades das crianças.

Metodologias

Perturbações do neurodesenvolvimento; Preditores Globais para a aquisição da linguagem e escrita; Linguagem oral vs Linguagem escrita; Importância do processamento fonológico para a aquisição da leitura e escrita; Dificuldades no Processamento Sensorial; Necessidades Sensoriais na Escola; Adaptações e Modificações em Sala de Aula e Ambiente Escolar; Apresentação de casos práticos para posterior discussão.

Formador

Hugo Manuel da Cruz Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-05-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 29-05-2025
Fim: 29-05-2025
Acreditação: ACD 34 Interna
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas do Pinheiro