
Desenvolvimento Infantil no 1.º Ciclo: Linguagem, Comunicação, Motricidade, Autonomia e Funções Sensoriais turma A1
Apresentação
Prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
Compreender as principais dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelas crianças em idade escolar, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, de linguagem e comunicação; Desenvolver competências na aplicação de estratégias pedagógicas eficazes no apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem, promovendo a inclusão e o seu desenvolvimento integral; Importância do trabalho realizado entre educadores, pais e terapeutas na promoção de um ambiente educativo inclusivo e adaptado às necessidades das crianças.
Metodologias
Perturbações do neurodesenvolvimento; Preditores Globais para a aquisição da linguagem e escrita; Linguagem oral vs Linguagem escrita; Importância do processamento fonológico para a aquisição da leitura e escrita; Dificuldades no Processamento Sensorial; Necessidades Sensoriais na Escola; Adaptações e Modificações em Sala de Aula e Ambiente Escolar; Apresentação de casos práticos para posterior discussão.
Formador
Hugo Manuel da Cruz Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |