Práticas Pedagógicas Inclusivas turma A1

Apresentação

) Prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusãoPromover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais

Conteúdos

Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas Gerir a diversidade em sala de aula Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem

Formador

Noémia Salomé Borges Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-02-2025 (Segunda-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Presencial
2 24-02-2025 (Segunda-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Presencial
Início: 17-06-2025
Fim: 24-02-2028
Acreditação: ACD 39 Interna
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Penafiel

INSCREVER-ME