
Práticas Pedagógicas Inclusivas turma A1
Apresentação
) Prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusãoPromover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais
Conteúdos
Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas Gerir a diversidade em sala de aula Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
Formador
Noémia Salomé Borges Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Presencial |