
A Expressão Plástica na Criação de Mundos Imaginários turma A2
Apresentação
Esta ação pretende dar resposta às solicitações referenciadas no levantamento de necessidades de formação, elaboradas pelo CFAEPPP. Vai também ao encontro das Orientações Curriculares para a Educação do Pré-Escolar e das Aprendizagens Essenciais para o 1.º Ciclo. Pretende proporcionar ocasiões únicas de desenvolvimento de qualidades pessoais, nomeadamente em termos de expressão criativa, atitudes e valores sociais, autoestima, entre outras. Tem a intenção de estimular a criatividade dos educadores e professores através da expressão plástica, recorrendo a elementos simples de impressão, pintura, desenho e colagem. Tem ainda em vista explorar diversas técnicas para desenvolver capacidades de expressão para posterior realização de trabalhos com os alunos, procurando o seu desenvolvimento geral e integrado, através dos processos de observação e experimentação. Tal como é reforçado nas AE de Educação Artística, procurar-se-á ter como principal finalidade o alargamento e enriquecimento das experiências visual e plástica dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, despertando, ao longo do processo de aprendizagem, o gosto pela apreciação e fruição das diferentes circunstâncias culturais (2018).
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110.
Objetivos
Incentivar os professores a desenvolver e a explorar com o os seus alunos: - A criatividade através do desenho, da pintura, impressão e colagem; - A experimentação de diversos materiais, técnicas e formatos; - A exploração da diversidade da expressão plástica; - A imaginação e as possibilidades de criação; - A perceção que a arte e a vida são indissociáveis.
Conteúdos
Neste curso formação teórico prático serão abordados diferentes universos visuais utilizando vocabulário específico e adequado. Tentar-se-á que os conhecimentos adquiridos se transformem em novos modos de apreciação do mundo, sensibilizando para diferentes representações, valorizando a expressividade, a individualidade e a experimentação. As sessões terão uma componente teórica inicial, contextualizando os temas, posteriormente, serão propostos exercícios práticos. - Técnicas simples de impressão: Abordagem teórica do conceito da impressão (2h) Utilização de diversos materiais, naturais e do quotidiano; Exploração de monotipias, carimbos, stencil, (6h) Análise do processo de trabalho e dos resultados obtidos (30min.) - Desenho e pintura: Abordagem teórica (2h) Noções básicas das principais técnicas de desenho e pintura; Utilização de diversos materiais, técnicas e suportes (por exemplo: grafite, lápis de cor, lápis de cera, pastel de óleo, marcadores e guaches) (6h) Análise do processo de trabalho e dos resultados obtidos (30min.) - Recorte, Colagem e Técnicas Mistas: Abordagem teórica (1h 30min.) Utilização de diversos materiais, técnicas e suportes (6h) Análise do processo de trabalho e dos resultados obtidos (30min.)
Metodologias
Ao longo das sessões serão desenvolvidos exercícios dinâmicos e acessíveis para os quais não é necessária experiência prévia. Na primeira sessão será apresentada a ação, analisados os critérios de avaliação e indicados os materiais necessários para o curso de formação; Esta formação é essencialmente prática, com um forte carácter experimental. No entanto, no início de cada sessão serão abordados alguns conceitos teóricos e contextualizando os assuntos. Serão apresentados exemplos das técnicas, dos temas a explorar e dos materiais a utilizar. O curso incidirá na experimentação das técnicas já referidas através da realização de trabalhos pelos formandos.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
- Hockney, David, et al. (2019). História da imagem para criança. Edicare Editora.- Smith, Keri (2017). Como ser um explorador do mundo. Planeta Manuscrito.- Martins, Isabel Minhós, et al (2021). Como ver coisas invisíveis Observações, experiências e perguntas de artistas, cientistas e outras pessoas com imaginação.- Silva, Isabel et al. (2016). Orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).- Aprendizagens essenciais do 1.º C Educação Artística Artes Visuais. (2018). Acedido através de: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1c_artes_visuais.pdf
Formador
Gisela Maria Vieira Morais Pontes Meireles
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 14-07-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |