302

IA na Educação: Inovar, Inspirar e Incluir com Tecnologia turma A1

Apresentação

No contexto da acelerada transformação digital que impacta todos os setores da sociedade, a educação não pode ficar à margem deste movimento. A emergência das tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) tem vindo a redefinir paradigmas em múltiplos campos, incluindo o ensino e a aprendizagem. Face a este cenário, torna-se essencial que as escolas promovam a capacitação dos seus profissionais, preparando-os para integrar estas inovações nas suas práticas pedagógicas de forma crítica, responsável e eficaz. Esta ação de curta duração insere-se no Plano de Atividades da entidade proponente com o objetivo de fomentar a formação contínua de docentes da educação pré-escolar, do 1.º ciclo e dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário (média de 100 docentes), alinhando-se com as metas estratégicas relacionadas com a atualização pedagógica, a promoção da cidadania digital e a utilização ética e informada de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se, assim, contribuir para a construção de comunidades educativas mais preparadas para enfrentar os desafios do século XXI.

Destinatários

Exclusiva para docentes do Agrupamento de Escolas de Lordelo

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Sensibilizar os participantes para o papel da Inteligência Artificial no contexto educativo atual. • Promover a reflexão crítica sobre os impactos, oportunidades e riscos da IA na educação. • Capacitar os profissionais da educação para o uso pedagogicamente fundamentado de ferramentas de IA. • Estimular a criação de práticas inovadoras e personalizadas de ensino-aprendizagem apoiadas por IA. • Incentivar a troca de experiências entre pares e a co-construção de recursos digitais aplicáveis ao contexto escolar.

Conteúdos

1. Introdução à Inteligência Artificial no contexto educativo o O que é IA? o Principais tendências e aplicações na educação. 2. Impacto da IA nas práticas pedagógicas o Personalização do ensino e aprendizagem adaptativa. o Avaliação automática e feedback imediato. o Suporte à gestão da sala de aula e planeamento pedagógico. 3. Ferramentas de IA aplicáveis ao contexto educativo o Apresentação de plataformas e softwares úteis para professores. o Demonstração prática de funcionalidades. 4. Desafios éticos, legais e sociais o Privacidade de dados e segurança digital. o Viés algorítmico e equidade no acesso. o Desenvolvimento do pensamento crítico perante a IA. 5. Planeamento de atividades pedagógicas com apoio da IA o Criação colaborativa de propostas didáticas. o Refletir sobre boas práticas e adaptação ao currículo.

Metodologias

A ação será desenvolvida mediante uma combinação de metodologias ativas e participativas, privilegiando a experimentação e a reflexão colaborativa: Plenário (1 sessão de 3h) A sessão plenária tem como objetivo proporcionar uma reflexão conjunta sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) no contexto educativo, promovendo a partilha de experiências e sensibilizando os participantes para as potencialidades e desafios do uso pedagógico da tecnologia. Os objetivos específicos são: • Sensibilizar os participantes para a importância e pertinência da IA no contexto educacional atual. • Promover a reflexão crítica sobre os impactos éticos, sociais e pedagógicos da integração da IA nas práticas letivas. • Partilhar boas práticas e casos de sucesso no uso de IA em diferentes contextos educativos. • Estimular o debate entre os participantes sobre os desafios e oportunidades da educação digitalizada. • Contextualizar os trabalhos práticos que serão desenvolvidos nos workshops da tarde. Workshops (1 sessão de 3h) Os workshops têm como foco a experimentação prática de ferramentas e metodologias baseadas em IA, visando capacitar os participantes para a sua utilização crítica e pedagogicamente fundamentada -aplicar-se-á a metodologia da rotação por estações. Os objetivos específicos são: • Explorar ferramentas digitais baseadas em IA aplicáveis ao ensino e à aprendizagem. • Capacitar os docentes na utilização prática de recursos tecnológicos para personalizar o ensino e dinamizar a aprendizagem. • Desenvolver atividades pedagógicas inovadoras com recurso a IA, alinhadas com os currículos e realidades escolares. • Promover a cooperação entre pares através da co-criação de propostas didáticas integradas com IA. • Refletir sobre os limites, riscos e responsabilidades associados ao uso de IA no contexto educativo.

Formador

Adelina Maria Pereira da Silva

Carla Gabriela Matos de Sousa

Sandra Isabel Paiva Melro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-07-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 14-07-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 14-07-2025
Fim: 14-07-2025
Acreditação: ACD 43
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas de Lordelo