302

IA na Educação: Inovar, Inspirar e Incluir com Tecnologia turma A1

Apresentação

No contexto da acelerada transformação digital que impacta todos os setores da sociedade, a educação não pode ficar à margem deste movimento. A emergência das tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) tem vindo a redefinir paradigmas em múltiplos campos, incluindo o ensino e a aprendizagem. Face a este cenário, torna-se essencial que as escolas promovam a capacitação dos seus profissionais, preparando-os para integrar estas inovações nas suas práticas pedagógicas de forma crítica, responsável e eficaz. Esta ação de curta duração insere-se no Plano de Atividades da entidade proponente com o objetivo de fomentar a formação contínua de docentes da educação pré-escolar, do 1.º ciclo e dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário (média de 100 docentes), alinhando-se com as metas estratégicas relacionadas com a atualização pedagógica, a promoção da cidadania digital e a utilização ética e informada de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se, assim, contribuir para a construção de comunidades educativas mais preparadas para enfrentar os desafios do século XXI.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

• Sensibilizar os participantes para o papel da Inteligência Artificial no contexto educativo atual. • Promover a reflexão crítica sobre os impactos, oportunidades e riscos da IA na educação. • Capacitar os profissionais da educação para o uso pedagogicamente fundamentado de ferramentas de IA. • Estimular a criação de práticas inovadoras e personalizadas de ensino-aprendizagem apoiadas por IA. • Incentivar a troca de experiências entre pares e a co-construção de recursos digitais aplicáveis ao contexto escolar.

Conteúdos

1. Introdução à Inteligência Artificial no contexto educativo o O que é IA? o Principais tendências e aplicações na educação. 2. Impacto da IA nas práticas pedagógicas o Personalização do ensino e aprendizagem adaptativa. o Avaliação automática e feedback imediato. o Suporte à gestão da sala de aula e planeamento pedagógico. 3. Ferramentas de IA aplicáveis ao contexto educativo o Apresentação de plataformas e softwares úteis para professores. o Demonstração prática de funcionalidades. 4. Desafios éticos, legais e sociais o Privacidade de dados e segurança digital. o Viés algorítmico e equidade no acesso. o Desenvolvimento do pensamento crítico perante a IA. 5. Planeamento de atividades pedagógicas com apoio da IA o Criação colaborativa de propostas didáticas. o Refletir sobre boas práticas e adaptação ao currículo.

Metodologias

A ação será desenvolvida mediante uma combinação de metodologias ativas e participativas, privilegiando a experimentação e a reflexão colaborativa: Plenário (1 sessão de 3h) A sessão plenária tem como objetivo proporcionar uma reflexão conjunta sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) no contexto educativo, promovendo a partilha de experiências e sensibilizando os participantes para as potencialidades e desafios do uso pedagógico da tecnologia. Os objetivos específicos são: • Sensibilizar os participantes para a importância e pertinência da IA no contexto educacional atual. • Promover a reflexão crítica sobre os impactos éticos, sociais e pedagógicos da integração da IA nas práticas letivas. • Partilhar boas práticas e casos de sucesso no uso de IA em diferentes contextos educativos. • Estimular o debate entre os participantes sobre os desafios e oportunidades da educação digitalizada. • Contextualizar os trabalhos práticos que serão desenvolvidos nos workshops da tarde. Workshops (1 sessão de 3h) Os workshops têm como foco a experimentação prática de ferramentas e metodologias baseadas em IA, visando capacitar os participantes para a sua utilização crítica e pedagogicamente fundamentada -aplicar-se-á a metodologia da rotação por estações. Os objetivos específicos são: • Explorar ferramentas digitais baseadas em IA aplicáveis ao ensino e à aprendizagem. • Capacitar os docentes na utilização prática de recursos tecnológicos para personalizar o ensino e dinamizar a aprendizagem. • Desenvolver atividades pedagógicas inovadoras com recurso a IA, alinhadas com os currículos e realidades escolares. • Promover a cooperação entre pares através da co-criação de propostas didáticas integradas com IA. • Refletir sobre os limites, riscos e responsabilidades associados ao uso de IA no contexto educativo.

Observações

09-10-2025

Formador

Adelina Maria Pereira da Silva

Carla Gabriela Matos de Sousa

Sandra Isabel Paiva Melro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-07-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 14-07-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 14-07-2025
Fim: 14-07-2025
Acreditação: ACD 63
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas de Lordelo