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Educação para Todos: Da Teoria à Prática com o Diretor de Turma como Agente de Inclusão turma A1

Apresentação

A escola inclusiva pressupõe que todos os alunos têm direito a aprender, participar e progredir, respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem. Neste contexto, a diferenciação pedagógica e as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão são fundamentais para garantir uma resposta educativa adequada às necessidades individuais de cada aluno. Neste processo, o Diretor de Turma assume um papel central como mediador entre escola, família e aluno, articulando com o conselho de turma e outros serviços de apoio. Compete-lhe promover a comunicação eficaz, identificar necessidades, coordenar estratégias de intervenção e assegurar que as medidas e acomodações definidas são implementadas de forma coerente, contribuindo para o sucesso e o bem-estar de todos os alunos da turma. A presente Ação de Curta Duração visa proporcionar aos docentes um espaço de reflexão e partilha sobre as práticas de ensino inclusivas, centrando-se na operacionalização das medidas seletivas, nas acomodações curriculares e nas estratégias de diferenciação pedagógica. A par de uma abordagem teórica, serão promovidas atividades práticas e colaborativas que fomentem a experimentação de instrumentos e metodologias adaptadas, num quadro de respeito pelos princípios da equidade e da justiça educativa. A ação será orientada para o reforço da capacidade de intervenção dos docentes em sala de aula, bem como para a promoção de práticas pedagógicas mais eficazes, equitativas e centradas no aluno.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

- Compreender os princípios da educação inclusiva no contexto da escola; - Distinguir e operacionalizar diferentes níveis de medidas de suporte à aprendizagem, com destaque para as medidas seletivas (ACND); - Identificar e aplicar estratégias de diferenciação pedagógica em contexto de sala de aula; - Refletir sobre práticas inclusivas e desenvolver instrumentos que facilitem a implementação de acomodações curriculares; - Reforçar a capacidade do Diretor de Turma para coordenar a implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; - Desenvolver competências de comunicação e mediação do Diretor de Turma; - Promover o trabalho colaborativo entre pares, partilhando experiências e boas práticas.

Conteúdos

1. Educação Inclusiva: Princípios e enquadramento legal - Decreto-Lei n.º 54/2018, na sua redação atual - Equidade, inclusão e justiça educativa 2. Diferenciação Pedagógica - Conceitos, finalidades e estratégias - Diversificação de metodologias e instrumentos de avaliação 3. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão - Medidas universais, seletivas e adicionais - Enquadramento das Ações Específicas de Apoio à Aprendizagem (ACND) 4. Acomodações Curriculares - Tipos de acomodações (tempo, espaço, produtos, avaliação) - Exemplos práticos aplicáveis em diferentes disciplinas 5. Trabalho Colaborativo e Coensino - Dinâmicas de coadjuvação e articulação pedagógica - Construção de planos de intervenção diferenciados 6. O papel do Diretor de Turma - Funções e responsabilidades no acompanhamento dos alunos - Desenvolvimento de competências de comunicação e mediação com encarregados de educação, conselho de turma e serviços de apoio - Estratégias de articulação entre escola, família e aluno - Técnicas para gerir conflitos, facilitar o diálogo e reforçar a cooperação entre professores, encarregados de educação e serviços de apoio - Coordenação e monitorização da aplicação de medidas e acomodações

Metodologias

A ação conjuga uma componente teórica (plenário) com uma componente prática (workshop), recorrendo a metodologias ativas e colaborativas. Serão privilegiadas dinâmicas de grupo, análise de casos reais, simulação de situações práticas e construção partilhada de instrumentos.

Observações

Esta Ação de Curta Duração destina-se exclusivamente aos docentes da Escola Secundária de Paços de Ferreira

Formador

Carla Gabriela Matos de Sousa

Início: 09-09-2025
Fim: 09-09-2025
Acreditação: 47/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária de Paços de Ferreira

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