
(Re)imaginando Ambientes de Aprendizagem - Tecnologia, Espaços Flexíveis e Aprendizagem Híbrida turma A1
Apresentação
Os Espaços Flexíveis de Aprendizagem (EFA) representam um avanço significativo no cenário educativo, permitindo a implementação de diversas estratégias de ensino e de aprendizagem que colocam o aluno no centro do processo educativo. Esses ambientes não estão confinados por limites físicos ou geográficos, transcendem os tradicionais espaços escolares e abrem-se à comunidade em geral, proporcionando uma experiência educativa inclusiva e acessível. Além disso, a crescente presença dos ambientes virtuais na formação presencial ou a distância têm sido notáveis, tornando-o num ambiente de aprendizagem híbrido. Com o apoio do amplo uso de recursos digitais inovadores, esses ambientes permitem uma integração eficaz entre os espaços físicos e virtuais. Reconhece-se que todo espaço, seja ele físico ou virtual, possui potencial educativo e oferece oportunidades para o desenvolvimento, desde que esteja alinhado com o processo de aprendizagem. Assim, ao unir a agilidade dos EFA com a versatilidade dos ambientes virtuais, digitais e híbridos, é possível criar um ambiente educativo dinâmico e enriquecedor. Essa integração proporciona aos alunos uma experiência de aprendizagem mais abrangente, interativa e adaptada às suas necessidades individuais, promovendo um ensino mais eficaz e significativo em qualquer contexto educativo.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
No final da ação, os formandos devem ser capazes de: 1. Compreender o conceito de aprendizagem ativa, destacando a importância de criar espaços de aprendizagem flexíveis e inovadores que promovam essa abordagem educativa; 2. Definir e descrever espaços de aprendizagem flexíveis; 3. Identificar e analisar estratégias de aprendizagem flexíveis; 4. Reconhecer e aplicar metodologias de aprendizagem flexíveis; 5. Identificar e analisar os desafios enfrentados ao implementar a aprendizagem ativa, com foco especial na reestruturação do espaço da sala de aula para torná-lo mais dinâmico e propício ao envolvimento dos alunos; 5. 6. Avaliar os benefícios dos espaços de aprendizagem flexíveis no processo de aprendizagem; 7. Investigar e discutir as oportunidades de aprendizagem oferecidas por espaços externos à sala de aula e à escola, reconhecendo o potencial educativo desses ambientes alternativos. 8. Utilizar ferramentas online para a criação de cenários de aprendizagem baseados nos princípios da aprendizagem ativa 9. Desenvolver competências na conceção de ambientes de aprendizagem que estimulem a participação ativa dos alunos e promovam uma aprendizagem significativa.
Conteúdos
Módulo 0: Apresentação da estrutura do Curso e critérios de avaliação (1 hora) | Síncrona Módulo 1: Conceito de Espaços Flexíveis de Aprendizagem (2 horas) Introdução do Conceito de Espaços Flexíveis de Aprendizagem: Benefícios e desafios dos espaços de aprendizagem flexíveis (1 hora | Síncrona) Atividade prática: projeção de um espaço de aprendizagem flexível (1 hora | Assíncrona) Módulo 2: Tecnologia Digital (6 horas) Exploração prática de ferramentas digitais e sua aplicação em atividades pedagógicas: Exploração de ferramentas digitais (2 horas | Síncrona) Construção de recursos pedagógicos (4 horas | Assíncrona) Módulo 3: Metodologias e Estratégias de aprendizagem flexíveis (6 horas) Aprofundamento nas estratégias ativas, incluindo estudos de caso e práticas em sala de aula: Conceito de Estratégias e Metodologias Ativas (1 hora | Síncrona) Exploração de Estratégias e Metodologias Ativas (1 hora | Síncrona) Planificação de práticas em sala de aula (4 horas | Assíncrona) Módulo 4: Ferramentas Digitais para criação de Cenários de Aprendizagem (4 horas) Exploração prática de ferramentas digitais para a criação de Cenários de Aprendizagem Desenvolvimento de competências em avaliação formativa e métodos alternativos de avaliação. (2 horas | Síncrona + 2 horas | Assíncrona) Módulo 5: Integração da Inteligência Artificial em situações de aprendizagem (3 horas) Compreensão dos princípios básicos da inteligência artificial e suas aplicações na educação. (1 hora | Síncrona) Discussão e prática sobre como incorporar a inteligência artificial de maneira ética e eficaz na sala de aula. (2 horas | Assíncrona) Módulo 6: Partilha de Cenários de Aprendizagem e Avaliação do curso (3 horas) Partilha de Cenários de Aprendizagem (2 horas | Síncrona) Avaliação do curso (1 hora | assíncrona)
Metodologias
As sessões serão Teórico/Práticas e serão divididas em segmentos com as seguintes metodologias: 1. Método Expositivo; 2. Instrução direta; 4. Aprendizagem colaborativa; 5. Avaliação por pares; 6. Realização de trabalhos práticos circunstanciados à sala de aula e enquadrados na área disciplinar de cada docente.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Trabalhos práticos efetuados nas sessões presenciais e reflexão crítica final, de acordo com os critérios previamente estabelecidos Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
Steelcase Education. (2014). Learning Spaces Classroom: Insights and Applications Guide Classroom Section. Disponível em https://www.steelcase.com/content/uploads/2018/05/Insights-and-Applications-GuideClassroomSection.pdfTheobald, E. J., Hill, M. J., Tran, E. et al, (2020). Active learning narrows achievement gaps for underrepresented students in undergraduate science, technology, engineering, and math. Proceedings of the National Academy of Sciences, 117(12), 6476-6483.Wichmann, A., Engler, J., & Hoppe, U. (2010). Sharing educational scenario designs in practitioner communities. In K. Gomez, L. Lyons, & J. Radinsky (Eds.), Learning in the Disciplines. Proceedings of the 9th International Conference of the Learning Sciences (ICLS 2010), Vol 2 (pp. 750-757). International Society of the Learning Sciences, Inc.Novigado project (2021). Guidelines in Learning Space Innovations, June 2021.Matos, J.F. (2010). Princípios Orientadores para o Desenho de Cenários de Aprendizagem. Lisboa: Projeto LEARN.
Formador
Adelina Maria Pereira da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 13-12-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 13-12-2025 (Sábado) | 12:00 - 13:00 | 1:00 | Online síncrona |