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Primeiros passos na leitura e na escrita turma A1

Apresentação

O conhecimento da leitura e da escrita, no pré-escolar, é facilitador da aprendizagem, o que se refletirá no desempenho na escolaridade obrigatória. O fraco domínio da leitura e da escrita condiciona o sucesso escolar. É por isso fundamental facultar aos professores ferramentas, metodologias e instrumentos que facilitem a troca de experiências associadas ao ensino da leitura e da escrita.

Destinatários

Professores do Grupo 100

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 100. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 100.

Objetivos

Esta oficina de formação proporcionará a partilha para dar a conhecer práticas de estímulo à leitura e à escrita, através de exemplos de técnicas, ferramentas e projetos desenvolvidos noutros contextos. Pretende-se dotar os formandos de estratégias e instrumentos para que, depois, os possam estender ao público-alvo com quem trabalham. Assim, são objetivos da oficina de formação: - Apresentar e refletir sobre a fundamentação teórica acerca da leitura e da escrita no pré-escolar; - Abordar a descodificação e codificação; - Explorar e aplicar a leitura e a escrita; - Sensibilizar para a utilização de metodologias e ferramentas suscetíveis de desenvolver a leitura e a escrita; - Facilitar a conceção e a aplicação de materiais orientados para o desenvolvimento da leitura e da escrita; - Refletir sobre a importância e o benefício da aplicação dessas atividades com as crianças.

Conteúdos

Princípios básicos do ensino: planificar, avaliar, monitorizar O ensino da leitura e da escrita; Processos de descodificação e de codificação numa fase inicial da aprendizagem; Fatores que podem condicionar a compreensão da leitura e a compreensão pela escrita; Desenvolvimento de práticas pedagógicas no âmbito das competências específicas; Construção de materiais; Testagem de materiais, criados nas sessões conjuntas ou em trabalho autónomo; Debate e troca de experiências entre formandos a partir dos trabalhos de grupo, pares ou autónomo.

Metodologias

Presencial: Apresentação das etapas do trabalho a desenvolver e explicitação de: a) Enquadramento da oficina de formação proposta; b) Metodologia e calendarização do trabalho; c) Pressupostos teóricos dos documentos-base norteadores dos trabalhos a desenvolver; d) Critérios de avaliação do processo e do produto final. Desenvolvimento das tarefas teórico-práticas enunciadas; Apresentação de exemplos práticos. Apresentação e discussão das propostas dos trabalhos realizados nas sessões presenciais bem como da aplicação em espaço de sala de aula. Trabalho Autónomo: Reflexão e mediação pedagógica dos saberes teóricos para aplicação em sala de aula; Construção de novos materiais didáticos promotores de aprendizagens significativas pela sua aplicação em contexto escolar; Testagem em sala de aula dos materiais criados na ação de formação; Partilha dos resultados da aplicação de materiais construídos; Elaboração da reflexão final.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos . Avaliação sistemática do desempenho e produtividade nas sessões presenciais e no trabalho autónomo e avaliação dos materiais produzidos (qualidade da participação e qualidade dos trabalhos). Ainda incidirá sobre a reflexão individual com o objetivo de sistematizar/ relacionar conteúdos e verificar a assimilação dos mesmos.

Bibliografia

• Silva, Isabel e al. Orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar• Casto, São Luís, Aprender- As características dos processos de codificação e decodificação numa fase inicial da aprendizagem• Mata, Lourdes, A descoberta da escrita• Sim-Sim, Inês e al., Linguagem e comunicação no jardim de infância

Formador

Gracinda Eugénia de Sousa Barbosa Magalhães

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-10-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 23-10-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
3 27-10-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 29-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
5 03-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 05-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
7 07-11-2025 (Sexta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
8 17-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 19-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
10 21-11-2025 (Sexta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
Início: 20-10-2025
Fim: 21-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126311/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Joaquim de Araújo