335

O Ensino dos Jogos desportivos coletivos através do Jogo turma A1

Apresentação

Uma prática suscetível de valorizar o Jogo, abarca nas crianças e jovens uma imensidade de benefícios que percorrem distintos âmbitos de intervenção, todos eles capazes de dar resposta às diferentes preocupações dos profissionais da educação. Para o efeito, não nos interessa qualquer jogo. A capacidade de os selecionar e ordenar, apresenta-se fundamental para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Como profissionais da educação física e desporto cabe-nos a tarefa de ajustar os diferentes conteúdos às distintas etapas educativas que os nossos alunos percorrem. É com base neste pressuposto que a presente ação sustenta a sua intervenção. Parte do jogo como meio de excelência para o ensino, ajusta-o às diferentes etapas educativas, através de um tratamento didático, capaz de garantir a persecução dos objetivos da disciplina de educação física.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

- Sensibilizar os professores para uma metodologia de abordagem dos conteúdos da disciplina educação física atrativa; - Reconhecer o Jogo como atividade a privilegiar nas aulas de educação física; - Contribuir para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, partindo do Jogo e das principais preocupações didático-metodógicas na sua abordagem e - Potenciar a prática desportiva como formação da cidadania global e apoiar os professores na prática pedagógica diária.

Conteúdos

Fundamentos para a programação dos conteúdos da disciplina de Educação Física (1 h). Distribuição dos conteúdos da disciplina de Educação Física ao longo das diferentes etapas educativas – 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário. (1 h) Reflexões em torno do Jogo (2 h): Análise conceptual da terminologia associada ao Jogo. O papel multifacetado do jogo. O jogo como conteúdo de ensino. Considerações didático-metodológicas para o ensino do Jogo (1 h). O Jogo aplicado aos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Física no ensino básico e secundário (1 h). Os jogos em Educação Física dos 10 aos 12 anos (5 h). Os jogos em Educação Física dos 12 aos 14 anos (5 h). Os jogos em Educação Física no ensino secundário (5 h) A aula de Educação Física – prática pedagógica - simulação (4 h)

Metodologias

Relativamente às sessões de caráter teórico (6 h), a exposição dos conteúdos, será efectuada através de slides do programa Microsoft PowerPoint e, quando necessário, pela observação de vídeos. Em simultâneo, será facultado aos formandos um apoio teórico, constituído essencialmente por documentos alusivos à temática em questão, bem como por referências bibliográficas. No que diz respeito às sessões de carácter prático (19 h), o conjunto de atividades contempladas apresentam como principal objetivo proporcionar a vivência prática das situações teóricas anteriormente abordadas. Por último, estão previstas elaborações e apresentações de trabalhos de foro teórico e prático, concretamente realização de unidades didáticas e sessões de prática pedagógica.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Araújo, D. (2005): O contexto da decisão. Acção táctica no desporto. Visão e contextos Lda.Lisboa.Bañuellos, F. (1992): Bases para una didáctica de la educación física y el deporte .Editorial Gymnos. Madrid.Bento,J. ; Garcia, R.; Graça, A. (1999): Contextos da Pedagogia dos Desporto. Livros Horizonte. Lisboa.Blázquez, D. (1999): La iniciación deportiva y el deporte escolar. Inde, Barcelona.Garganta, J. & Oliveira, J. (1996): Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. In estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos:7-23. José Oliveira & Fernando Tavares (Eds), CEJD/FCDEF-UP.

Formador

Micael Carlos Pereira Nogueira Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 10-02-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 28-02-2026 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
4 14-03-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 18-04-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 16-05-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 20-06-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 27-01-2026
Fim: 20-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-123801/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Penafiel