
Hortas Pedagógicas turma A1
Apresentação
Esta formação pretende dotar os docentes de conhecimentos e competências que lhes permitam dominar os fundamentos para a implementação de hortas nas escolas e o desenvolvimento de atividades pedagógicas com os alunos nesses espaços. Também pretende ir mais além, mostrando as vantagens de integrar o desenvolvimento das competências CTEAM (Ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) neste ambiente de aprendizagem.A importância das hortas pedagógicas nas escolas As experiências de aprendizagem prática têm demonstrado ser altamente eficazes na promoção do envolvimento dos alunos, motivação e retenção de conhecimento (Kolb, 1984). As hortas pedagógicas proporcionam um cenário ideal para estas experiências, com a vantagem acrescida das aulas ao ar livre (https://diadeaulasaoarlivre.org/). Ao participar em projetos na horta, os estudantes podem desenvolver competências essenciais para a vida, como resolução de problemas, colaboração e gestão do tempo.
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 230
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230.
Objetivos
Sensibilizar os docentes para a importância das hortas pedagógicas como ferramenta educacional. Capacitar os docentes na conceção, implementação e gestão de hortas pedagógicas. Promover a integração das hortas pedagógicas nos planos de ensino, incentivando a interdisciplinaridade. Desenvolver competências práticas e pedagógicas dos docentes para explorar o potencial educativo das hortas. Demonstrar a vantagem da incorporação das áreas CTEAM nos projetos.
Conteúdos
Fundamentos da educação ambiental e da agricultura urbana. Planejamento e design de hortas pedagógicas. Seleção de culturas adequadas para ambientes escolares. Metodologias de ensino e aprendizagem baseadas em hortas pedagógicas. Gestão sustentável de recursos hídricos e solo. Utilização das tecnologias nas hortas.
Metodologias
Sessões teóricas. Workshops práticos. Realização de um projeto de implementação de horta pedagógica. Elaboração de um plano de aula integrado.
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho 4595/2015 de 6 de maio do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Parâmetros de avaliação: participação nas sessões, realização das tarefas propostas ao longo do curso, entrega de um relatório crítico sobre a experiência pessoal derivada da participação no curso e implicações na prática letiva, de acordo com a legislação em vigor e com as orientações do CCPFCP.
Bibliografia
Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.PIEDADE, J., SAMPAIO, F.F., DOROTEA, N., PEDRO, A., PEDRO, N. & COUVANEIRO, S. (Org.) (2023). Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Marisco, Gabriele & Santana, Viviane. (2023). Horta na escola: idealizações da prática a partir do olhar de docentes da educação básica. Temas & Matizes. 16. 213-231.Pears, P. e Stickland, S. (2006). A horta e o jardim biológicos. (C. Martakis, Trad.). Mem Martins: Europa-América (Colecção Euroagro, 66).Proteste. (2012). Guia verde das hortas e jardins: plantas, flores e frutos em agricultura biológica.
Formador
Fernando Bernardino Moreira Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 07-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |