356

Hortas Pedagógicas turma A1

Apresentação

Esta formação pretende dotar os docentes de conhecimentos e competências que lhes permitam dominar os fundamentos para a implementação de hortas nas escolas e o desenvolvimento de atividades pedagógicas com os alunos nesses espaços. Também pretende ir mais além, mostrando as vantagens de integrar o desenvolvimento das competências CTEAM (Ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) neste ambiente de aprendizagem.A importância das hortas pedagógicas nas escolas As experiências de aprendizagem prática têm demonstrado ser altamente eficazes na promoção do envolvimento dos alunos, motivação e retenção de conhecimento (Kolb, 1984). As hortas pedagógicas proporcionam um cenário ideal para estas experiências, com a vantagem acrescida das aulas ao ar livre (https://diadeaulasaoarlivre.org/). Ao participar em projetos na horta, os estudantes podem desenvolver competências essenciais para a vida, como resolução de problemas, colaboração e gestão do tempo.

Destinatários

Professores dos Grupos 110 e 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230.

Objetivos

• Sensibilizar os docentes para a importância das hortas pedagógicas como ferramenta educacional. • Capacitar os docentes na conceção, implementação e gestão de hortas pedagógicas. • Promover a integração das hortas pedagógicas nos planos de ensino, incentivando a interdisciplinaridade. • Desenvolver competências práticas e pedagógicas dos docentes para explorar o potencial educativo das hortas. • Demonstrar a vantagem da incorporação das áreas CTEAM nos projetos.

Conteúdos

• Fundamentos da educação ambiental e da agricultura urbana. • Planejamento e design de hortas pedagógicas. • Seleção de culturas adequadas para ambientes escolares. • Metodologias de ensino e aprendizagem baseadas em hortas pedagógicas. • Gestão sustentável de recursos hídricos e solo. • Utilização das tecnologias nas hortas.

Metodologias

• Sessões teóricas. • Workshops práticos. • Realização de um projeto de implementação de horta pedagógica. • Elaboração de um plano de aula integrado.

Avaliação

Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho 4595/2015 de 6 de maio do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Parâmetros de avaliação: participação nas sessões, realização das tarefas propostas ao longo do curso, entrega de um relatório crítico sobre a experiência pessoal derivada da participação no curso e implicações na prática letiva, de acordo com a legislação em vigor e com as orientações do CCPFCP.

Bibliografia

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.PIEDADE, J., SAMPAIO, F.F., DOROTEA, N., PEDRO, A., PEDRO, N. & COUVANEIRO, S. (Org.) (2023). Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Marisco, Gabriele & Santana, Viviane. (2023). Horta na escola: idealizações da prática a partir do olhar de docentes da educação básica. Temas & Matizes. 16. 213-231.Pears, P. e Stickland, S. (2006). A horta e o jardim biológicos. (C. Martakis, Trad.). Mem Martins: Europa-América (Colecção Euroagro, 66).Proteste. (2012). Guia verde das hortas e jardins: plantas, flores e frutos em agricultura biológica.

Formador

Fernando Bernardino Moreira Monteiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-11-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
3 25-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 06-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 13-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 20-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 27-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 07-02-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 08-11-2025
Fim: 07-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-125832/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas do Pinheiro