
Educar com e na IA: ferramentas para uma aprendizagem personalizada turma A1
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;.
Objetivos
1. Compreender os conceitos básicos de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações no contexto educacional. 2. Analisar os benefícios e desafios da IA para a personalização da aprendizagem e gestão da sala de aula. 3. Discutir questões éticas relacionadas ao uso da IA na educação. 4. Explorar ferramentas de IA e suas potencialidades para a criação de conteúdos educativos. 5. Desenvolver uma atividade prática utilizando IA que possa ser aplicada em sala de aula.
Conteúdos
1. Introdução à Inteligência Artificial - Definição e conceitos básicos da IA. - Tipos de IA e suas aplicações no ensino. - Exemplos práticos de IA no ambiente educacional. 2. Benefícios e Desafios da IA na Educação - Personalização da aprendizagem. - Avaliação automática e feedback em tempo real. - Desafios éticos e técnicos, como privacidade de dados e viés algorítmico. 3. Ferramentas e Aplicações Práticas de IA - Exploração de ferramentas baseadas em IA. - Análise de ferramentas práticas para criar atividades educativas. 4. Atividade Prática - Criar uma Atividade com IA
Formador
Adelina Maria Pereira da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |