Operações Básicas Com Equipamentos Digitais turma A1
Apresentação
Esta Jornada de formação enquadra-se no Plano de Ação para a Transição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas. A formação do pessoal não docente destinada a alargar e consolidar as suas competências digitais é também uma vertente importante da implementação dos processos de digitalização das nossas Escolas. Por outro lado, corresponde a uma necessidade de formação sistematicamente apontada como prioritária nas auscultações feitas a este grupo profissional. Com esta Jornada pretende-se contribuir para o desenvolvimento profissional dos não docentes, melhorando a sua integração no ambiente crescentemente digital da Escola, potenciando a sua capacidade de apoio aos restantes elementos da comunidade educativa na operação com os equipamentos digitais e tornando o seu desempenho mais eficiente e eficaz. Em função dos destinatários: O pessoal não docente tem demonstrado grande interesse em relação à problemática do uso da tecnologia, no sentido de colmatar os desafios que o mundo digital implica e de usar as suas potencialidades para melhorar o seu nível de desempenho e de participação, quer no aspeto pessoal, quer social e profissional. No contexto que se vive atualmente, de implementação do Plano de Ação para a Transição Digital, considerou-se fundamental contribuir para a capacitação do pessoal não docente nesta área do digital, facilitador de maior conhecimento e de inclusão e promotor de desenvolvimento pessoal e profissional.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Aumentar os níveis de literacia digital - Melhorar as competências digitais- Saber acondicionar os equipamentos; ligar/desligar os diferentes equipamentos, carregar baterias dos diferentes equipamentos; solucionar problemas simples; manipular os diferentes equipamentos (computadores, tablets, projetores, robôs)- Criar/abrir conta nas redes sociais; aceder/sair da conta nas redes sociais; gerir informação; cuidados a ter; segurança Conteúdos: • Computador (2,5 h)Operar o equipamento de forma a experimentarem ligar e desligar (seguindo as normas do equipamento), tendo em consideração as atualizações do sistema operativo e outros programas.Perceber o estado da bateria e colocar o equipamento a carregar.Configurar o acesso à rede Correr antivírus Recuperar password Configurar o computador para otimizar o seu desempenho• Tablet (0,5h) Operar o equipamento de forma a experimentarem ligar e desligar (seguindo as normas do equipamento), tendo em consideração as atualizações do sistema operativo e outros programas.Perceber o estado da bateria e colocar o equipamento a carregar.Configurar o acesso à rede Operar o software do Agrupamento de escolas• Projetor (0,5 h)Operar o equipamento de forma a experimentarem ligar e desligar (seguindo as normas do equipamento).Configurar as características (nomeadamente para visualização como cor, zoom, etc…)Acondicionar o equipamento de forma a poupar a lâmpada.• Robôs (3,0 h)Acondicionar o equipamento para o preservar Conectar o robô a um computador e tablet Montar e desmontar o robô Instalar o software auxiliar do robô Operar o robô para efetuar tarefas simples Solucionar problemas simples Atividades simples de robótica• Redes Sociais (45 min)Explorar o funcionamento da rede social Gerir a informação disponibilizada Publicar conteúdos nessa rede social Debater cuidado a ter na gestão de redes sociais, nomeadamente a informação disponibilizada e possíveis constrangimentos. Utilização em segurança.• Avaliação Final e encerramento (45 min)
Avaliação
Avaliação quantitativa.
Modelo
Ponderação participação: 20 Ponderação assiduidade: 10 Ponderação testes/trabalhos escritos: 70
Bibliografia
Comissão Europeia – Educação e Formação – Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) –Reconfigurar a Educação e a Formação para a era digital – disponível em: https://ec.europa.eu/education/education-in-theeu/digitaleducation-action-plan_pt Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (2017) – disponível em: https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1_0.pdf Gonçalves, Ana. (2012). O papel das Tic na escola,na aprendizagem e na educação. Dissertação de Mestrado. ISCTE – IUL. Disponível online: https://repositorio.iscteiul.pt/handle/10071/5146Moreira, J.A. (2012). Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais. Universidade Aberta. Disponível online: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2890Costa, F. A. (2016). Atividades para Inclusão Digital de Adultos. Projeto LIDIA. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível online:
Formador
Éder Aparecido De Lima
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 2 | 19-12-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |