
Ferramentas relacionais para o bem-estar no contexto educativo - Dialogo, somos no encontro com o outro turma A1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Reconhecer a escola como um espaço relacional; Ser uma referência relacional, com consciência relacional; Valorizar as forças, a empatia e o reconhecimento para o bem- estar da equipa; Comunicar de forma assertiva e não violenta; Escutar ativamente, sem julgamento; Gerir positivamente os conflitos para transformar.
Conteúdos
Reconhecimento da escola como um espaço relacional; "Eu" como referência relacional, com consciência relacional; Valorizazação das forças, da empatia e do reconhecimento para o bem-estar da equipa; Comunicação assertiva e não violenta; Escuta ativa, sem julgamento; Gestão positiva dos conflitos para transformar.
Observações
09-10-2025
Formador
Vanessa Esmeralda Rodrigues Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-09-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |