
Construir Pontes Para a Formação de Talentos turma A1
Destinatários
Professores dos grupos 110, 260, 620, 910, 920, 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 260, 620, 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 260, 620, 910, 920, 930.
Objetivos
Promover a articulação de boas práticas entre escola, município e clubes; Capacitar os docentes sobre o desenvolvimento da criança como uma área multifacetada e multifatorial; Estratégias e metodologias que integrem as vertentes desportivas, académica, e social na aprendizagem do discente; Habilitar os docentes para a construção de valores e habilidades sociais.
Conteúdos
Compreender e valorizar a importância da parceria da escola, o município e o clube; Abordar o desenvolvimento da criança e do jovem, como etapas cruciais no seu crescimento na relação complexa entre modalidade, escola, vida social, relação subjetiva e intersubjetiva com o desporto; Abordar o desenvolvimento da criança e do jovem com deficiência, como etapas cruciais no seu crescimento na relação complexa entre modalidade, escola, vida social, relação subjetiva e intersubjetiva com o desporto; Metodologia de treino| treino adaptado: Identificação Precoce vs. Especialização Tardia; Desenvolvimento Multilateral; Períodos Críticos de Aprendizagem; Avaliação e Monitorização. Desenvolvimento da ética, fairplay, trabalho em equipa, resiliência, autonomia e responsabilidade.
Observações
09-10-2025
Formador
Gil Henrique Gonçalves Afonso
César Eduardo Magalhães da Silva Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-09-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 27-09-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |