
Ecrãs: Uso e Abuso turma A1
Apresentação
A fromação está enquadrada no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, AVISO Nº. 02/C03-i06.03/2022, da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente no Programa Escola + Inclusiva. A implementação deste Projeto de Capacitação e Certificação de Escolas Sensíveis ao Trauma, em parceria com o Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, tem como particular foco a redução do impacto negativo de experiências potencialmente traumáticas nas crianças e jovens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Objetivos da formação: refletir acerca das rápidas transformações nas experiências reais e digitais na infância; compreender as implicações do uso excessivo de ecrãs na infância; refletir as práticas de Eucador em relação ao uso do digital; conhecer algumas ferramentas para gerir a educação no digital.
Conteúdos
- Safeism vs Antifragilidade - Efeitos positivos e riscos dos ecrãs - Práticas dos educadores em relação ao uso do digital - Estratégias para gerir a educação no digital
Observações
09-10-2025
Formador
Mariana Negrão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |