Ecrãs: Uso e Abuso turma A1

Apresentação

A fromação está enquadrada no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, AVISO Nº. 02/C03-i06.03/2022, da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente no Programa Escola + Inclusiva. A implementação deste Projeto de Capacitação e Certificação de Escolas Sensíveis ao Trauma, em parceria com o Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, tem como particular foco a redução do impacto negativo de experiências potencialmente traumáticas nas crianças e jovens.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Objetivos da formação: refletir acerca das rápidas transformações nas experiências reais e digitais na infância; compreender as implicações do uso excessivo de ecrãs na infância; refletir as práticas de Eucador em relação ao uso do digital; conhecer algumas ferramentas para gerir a educação no digital.

Conteúdos

- Safeism vs Antifragilidade - Efeitos positivos e riscos dos ecrãs - Práticas dos educadores em relação ao uso do digital - Estratégias para gerir a educação no digital

Observações

09-10-2025

Formador

Mariana Negrão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 06-11-2024
Fim: 06-11-2024
Acreditação: ACD 58
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Regime e-learning