
Promover um Ambiente Seguro turma A2
Apresentação
A formação está enquadrada no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, AVISO Nº. 02/C03-i06.03/2022, da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente no Programa Escola + Inclusiva. A implementação deste Projeto de Capacitação e Certificação de Escolas Sensíveis ao Trauma, em parceria com o Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, tem como particular foco a redução do impacto negativo de experiências potencialmente traumáticas nas crianças e jovens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender o impacto das experiências adversas e traumáticas no comportamento e envolvimento dos alunos/as na aprendizagem. - Compreender a importância da segurança emocional para toda a comunidade educativa, evitando a re-traumatização (alunos/as) e o trauma secundário (profissionais). - Refletir sobre o papel do educador/professor na construção de um ambiente positivo. - Conhecer estratégias que podem prevenir situações de escalada e de gestão de crise, na interação com os alunos/as.
Conteúdos
- Adversidade e Trauma: Definição de Conceitos, Prevalências e Impactos - Promover um ambiente seguro e promotor da aprendizagem - Promover um clima de segurança na relação com os estudantes e staff - Operacionalização de Planos de Segurança Emocional
Observações
9-10-2025
Formador
Maria Elisa Pina Tomaz Veiga
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |